Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 02 > Gerenciamento de resíduos em condomínios horizontais é tema de trabalho de conclusão de curso
conteúdo

Destaque

Gerenciamento de resíduos em condomínios horizontais é tema de trabalho de conclusão de curso

Pesquisa foi realizada pela arquiteta Roberta Mancini para sua pós-graduação em Sustentabilidade na Construção Civil

É cada vez mais comum, principalmente nas grandes e médias cidades, a escolha de morar em condomínios horizontais como forma de ter mais segurança ou qualidade de vida. Com essa tendência, entretanto, algumas questões ambientais vêm à tona, como o impacto que tais loteamentos e construções podem render à região onde são implementados. Visando se aprofundar no tema, a arquiteta e urbanista Roberta Mancini realizou a pesquisa “Planos de gerenciamento de resíduos sólidos em condomínios residenciais horizontais”, como trabalho final do curso de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Construção Civil.

Com um crescimento acelerado dos centros urbanos, na maioria das vezes de forma desordenada, vários problemas sociais e ambientais têm vindo à tona. Diante deste cenário, locais mais afastados das áreas centrais vêm atraindo a atenção de pessoas que desejam ter mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida em suas residências, como explica Roberta. “Isso está gerando um aumento na demanda e oferta de condomínios fechados horizontais, como podemos perceber aqui mesmo em Juiz de Fora com a quantidade de lançamentos que tivemos nos últimos anos. Com isso, é importante analisarmos os impactos que esse tipo de ocupação pode gerar ao meio ambiente, tanto na fase de implantação como no uso cotidiano.”

Sua pesquisa busca questionar como esses condomínios estão conduzindo os planos de gerenciamento de resíduos e se estão optando por uma alternativa verdadeiramente eficaz. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, além de uma pesquisa exploratória, que comparou artigos que versavam sobre o tema da pesquisa de forma qualitativa.

Roberta fez uma análise comparativa dos estudos e percebeu pontos em comum nos planos de gerenciamento de condomínios horizontais. “Na grande maioria dos casos, há pontos a serem melhorados em relação à sustentabilidade, direcionamento de resíduos sólidos, bem como seu tratamento e destino final. São ações que precisam de maior atenção, bem como fiscalização dos órgãos responsáveis, a fim de que se cumpra a Política Nacional de Resíduos Sólidos.” Ela acrescenta ainda que projetos que buscam sensibilizar os moradores a contribuírem de forma mais sustentável para o gerenciamento de seus resíduos também são bastante eficazes.

O trabalho foi orientado pela professora Yvonne Massucate Barbosa, do Núcleo de Construção Civil. A arquiteta indica que a pesquisa contribui com o campo através da demonstração de pontos em comum entre os trabalhos estudados, alternativas viáveis para os planos de gerenciamento a serem criados futuramente. Roberta também ressalta a importância da pós-graduação para sua formação profissional. “O curso em Sustentabilidade na Construção Civil foi uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos numa área tão importante e através de uma instituição pública e reconhecida pelo ensino de qualidade.”

 

registrado em: