Geral
Professora do Núcleo de Línguas lança livro colaborativo
A professora Patrícia Botelho, do Núcleo de Línguas; e o professor Edson Martin, do departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), lançam, na próxima segunda, dia 07 de fevereiro, às 16h, o livro “Da cidade antiga à contemporânea: (in)tolerâncias, utopias e distopias”. A obra reúne 17 capítulos, elaborados por 24 pesquisadores de 13 universidades brasileiras, a partir de diversas abordagens relacionadas às Ciências Humanas, Letras e Artes.
O conjunto de ensaios reunidos na organização apresenta uma reflexão contemporânea acerca das relações transversais entre a literatura, o cinema, a música e a dança. “Desses (re)encontros provocados e provocativos entre arte e ciência, dogmatismo e obscurantismo, cultura e sociedade, emergem temas de fundamental relevância para a compreensão de questões econômicas, políticas e sociais que buscam problematizar o funcionamento dos espaços e dos processos de interação, convivência ou intolerância no mundo contemporâneo”, explica Patrícia.
A idealização do projeto se deu através da realização de um curso de extensão realizado no Anfiteatro do Departamento de Letras da UFV em 2019, sob a coordenação do professor Edson Martins. Durante o evento, promoveram-se um ciclo de debates que passaram a ser feitos de forma remota com a propagação do Covid-19. “Decidimos, então, ampliar ainda mais a participação coletiva em nosso projeto, convocando novas vozes que prontamente atenderam ao nosso chamado para compormos a obra que ora apresentamos”, ressalta Patrícia.
A publicação foi feita com apoio parcial do Centro de Ciências Humanas da UFV, publicada pela Editora Letraria, com venda do livro impresso e distribuição gratuita em formato e-book. Para além dos e-books, também serão disponibilizados exemplares para empréstimo na biblioteca do Campus Juiz de Fora. As inscrições para participar da live de lançamento do livro vão até o dia 06 de fevereiro, são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário. Aos ouvintes, haverá emissão de certificado. O acesso ao link da sala será enviado por e-mail aos inscritos pela Comissão Organizadora do evento.