Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 03 > Aluno do Campus Juiz de Fora é medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências
conteúdo

Geral

Aluno do Campus Juiz de Fora é medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

João Vitor de Sousa é o primeiro aluno do campus a receber medalha de ouro na competição

A edição de 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), foi realizada entre os dias 05 e 06 de agosto de 2021 para a primeira fase, e no dia 03 de setembro de 2021 para a segunda fase da competição. Foram 2.318.000 alunos inscritos do ensino médio e fundamental II. No Campus Juiz de Fora, o aluno do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, João Vitor de Sousa, foi o primeiro estudante a ser premiado com medalha de ouro, sendo um dos finalistas do programa. 

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é um programa científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizado por cinco Sociedades Científicas do Brasil: a Sociedade Brasileira de Física (SBF); Associação Brasileira de Química (ABQ); o Instituto Butantan (IB); a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB); e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades. 

A ONC surgiu em 2016, com o objetivo de aprimorar o ensino de ciências na educação, sendo destinada a estudantes de escolas públicas e particulares,  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, além de estudantes matriculados na modalidade voltada para Educação de Jovens e Adultos (EJA) das séries citadas acima. 

 A realização das provas consiste em duas fases. A primeira é a realização da prova com 20 questões objetivas, em formato virtual devido a pandemia do Coronavírus, as questões contidas na prova são referentes a conteúdos da série anterior àquela que o aluno está cursando. Aqueles que atingirem o número mínimo de acertos estipulados pela comissão da ONC são inscritos automaticamente na fase 2, com questões abertas na prova. “5% dos alunos que se classificaram para a segunda fase ganham medalha, sendo que a quantidade de cada medalha (ouro, prata e bronze)  depende do desempenho dos alunos de cada série/ano”, explica João Vitor. 

“Obter a medalha de Ouro na ONC contribui com os objetivos desta Olimpíada que busca despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos. Alcançar a medalha mostrará para outros alunos essa possibilidade, fomentará a todos conhecerem mais o que se estuda dentro das ciências naturais e mostrará a eles as possibilidades de cursos superiores que existem nessa área”, diz Ana Cláudia Martins, professora do Núcleo de Informática e coordenadora do evento no Campus.

“Acho muito importante para mim, acredito que isso poderá me conceder muitas oportunidades no futuro, além de ser bem gratificante ver seu esforço sendo recompensado, a premiação é também um incentivo para que eu possa continuar estudando e me esforçando”, conclui João Vitor. 

registrado em: