Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 01 > Projeto do Campus JF é aprovado em edital nacional de incentivo científico

Projeto do Campus JF é aprovado em edital nacional de incentivo científico

O programa competiu com 120 propostas de todo o país. A iniciativa procura desenvolver um aplicativo para produtores de peixes ornamentais e está com as inscrições abertas.

O projeto de extensão "Desenvolvimento de sistema baseado em Internet das Coisas para monitoramento e controle voltado para piscicultura ornamental de pequeno porte", coordenado pelo professor do núcleo de elétrica, Tales Pulinho, foi aprovado por um edital de nível nacional da  Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC). A proposta concorreu com mais de 120 projetos de todo o país e foi aprovada em 10º lugar. O projeto já está com as inscrições abertas para alunos do técnico e da graduação do Campus JF.

O edital foi aberto para programas de campi de todo o país. O intuito da SETEC é promover atividades que tenham enfoque no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso das tecnologias digitais, ao empreendedorismo e à inovação e estimular a aproximação entre a rede federal e o setor produtivo. Segundo o professor Tales, o pagamento das bolsas e a aquisição de materiais para o desenvolvimento das atividades será custeada pela Secretaria.

O projeto aprovado visa desenvolver um aplicativo para celular e computador que permita a pequenos produtores do ramo de peixes ornamentais monitorar e controlar parâmetros importantes da produção, que implicam na qualidade de vida dos peixes e na eficiência dos aquários. O objetivo é chegar a uma ferramenta prática, intuitiva e viável economicamente.

Podem concorrer às vagas os alunos de Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletrônica e Sistemas de Informação. O projeto terá duração de 10 meses e oferecerá uma bolsa de R$600,00 para os alunos do ensino técnico e de R$800,00 para a graduação. As inscrições podem ser realizadas de forma on-line até o dia 31 de janeiro. Clique aqui para se inscrever.

O cronograma completo da seleção e os requisitos para todos os candidatos estão disponíveis no edital do processo. É fundamental a sua leitura para todos os interessados. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, o estudante pode entrar em contato com os orientadores pelo e-mail tales.ramos@ifsudestemg.edu.br.

registrado em: , ,