Geral
Primeira entrega de doações à SJPA reúne mais de 50 kg de materiais recicláveis
Na última quinta-feira, 30, a coordenadora da Sociedade Juizforana de Proteção aos Animais (SJPA), Maria Elisa de Souza, compareceu ao Campus JF para a entrega da primeira remessa de doações de tampinhas plásticas e lacres metálicos recolhidos para a instituição. A campanha, iniciada em janeiro, recolheu 52 kg de materiais recicláveis e tornou-se uma ação contínua do Instituto.
No início de 2023, o Instituto empenhou-se para promover uma campanha de apoio à SJPA, uma organização voluntária que trabalha com o resgate e cuidado de animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade. A ideia, inicialmente, era recolher sazonalmente tampinhas plásticas e lacres metálicos que seriam descartados e doá-los para que a instituição pudesse vendê-los a centros de reciclagem. Após uma grande adesão das comunidades interna e externa, a campanha oficializou-se como uma ação de extensão que irá perdurar durante todos os períodos do ano a partir da integração com o IF Solidário - um programa que reúne ações de cunho social promovidas pelo IF Sudeste MG.
Segundo Maria Elisa, a renda gerada com a venda dos materiais recicláveis será destinada a um fundo utilizado para a castração dos animais atendidos pelo abrigo, prevenindo a gravidez indesejada de cães e gatos, o decorrente abandono de filhotes e preservando a saúde dos mesmos. “A contribuição também está além da renda - estamos ajudando a preservar o meio ambiente reutilizando materiais que, indo para o descarte incorreto, demorariam centenas de anos para se decompor.”, conclui a coordenadora.
De acordo com a diretora-geral, Cláudia Coura, a adesão das comunidades interna e externa irão colaborar para que o Campus JF se torne um ponto de referência para aqueles que querem ajudar a causa animal mas não sabem como. Os pontos de coleta da campanha continuam dispostos na portaria da Rua Bernardo Mascarenhas e próximo à cantina. Os espaços de coleta externos podem ser conferidos em nosso instagram.
Além das tampinhas e lacres, os interessados podem entrar em contato com o abrigo para doar outros itens fundamentais, como ração, material de limpeza, ou se disponibilizar para tarefas voluntárias. Saiba mais na página do instagram do projeto.