Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 04 > Alunos da Licenciatura em Matemática fundam o primeiro Centro Acadêmico do curso

Os estudantes agora contam com um centro de referência para dúvidas em relação à graduação e uma representação estudantil nas instâncias administrativas da educação.

Alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus JF organizaram, pela primeira vez, um Centro Acadêmico (CA) que funciona como uma representação dos estudantes nas instâncias administrativas da educação dentro e fora do Instituto, além de ser referência para informações em relação ao curso. O novo CA está localizado no hall do bloco administrativo, ao lado dos outros centros. Os estudantes também podem entrar em contato pelo instagram da organização @camatifjf.

Segundo os representantes da primeira gestão, a iniciativa surgiu da necessidade dos estudantes terem uma voz ativa na gestão da própria educação. De acordo com Mariana Petermann, uma das organizadoras, o objetivo da iniciativa é discutir questões relacionadas à vida acadêmica, reivindicar os direitos dos alunos e promover atividades culturais que irão enriquecer a formação no Campus e contribuir para a permanência e êxito dos alunos no curso.

Ainda segundo Petermann, ter um CA consolidado como os das outras graduações do Campus necessita de tempo e compromisso, mas é isso o que eles buscam para a nova representação estudantil. "A existência do CA é fundamental porque representa os estudantes e suas demandas diante da instituição de ensino, atuando como intermediário entre os alunos e a direção.", explicou.

A organização como um todo espera que o Centro Acadêmico seja um espaço democrático e representativo, que possa fortalecer a voz dos estudantes e contribuir para a melhoria da educação na instituição. Os interessados em auxiliar na construção do novo departamento podem entrar em contato também pelo e-mail camat.ifsudestemg@outlook.com.

registrado em: ,