Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 06 > Três graduações estão disponíveis no Campus JF pelo Sisu
conteúdo

Ensino

Três graduações estão disponíveis no Campus JF pelo Sisu

São 56 vagas distribuídas entre os cursos de Engenharia Mecatrônica, Engrenharia Elétrica e Licenciatura em Física.

Seleção SisuO Campus JF está com vagas disponíveis para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no segundo semestre de 2023. São 18 oportunidades para o curso de Engenharia Elétrica, 18 para Engenharia Mecatrônica e 20 para Licenciatura em Física. O período de inscrição já está aberto e segue até a próxima quinta-feira, dia 22.

Para participar, o candidato deve entrar no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. É preciso ter feito o Enem 2022, não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro. Os interessados poderão escolher até dois cursos (é possível alterar as opções durante o período de inscrições).

Além das vagas em Juiz de Fora, o IF Sudeste MG também oferece o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, com nove vagas no Campus Santos Dumont.

A convocação dos candidatos classificados para os cursos do IF Sudeste MG será divulgada na página www.ifsudestemg.edu.br/matriculas.

Conheça nossos cursos e seus diferenciais:

Licenciatura em Física

Por buscar decifrar os enigmas do universo, a Física é uma ciência da natureza que se define por si só, com uma grande quantidade de ramificações, dialogando com diversas áreas do conhecimento. No Campus Juiz de Fora, o curso abrange desde as físicas básicas, até a moderna e a contemporânea, com a oferta de disciplinas didático-pedagógicas para a formação de um futuro educador. Além das aulas teóricas, há também práticas em diversos laboratórios, nos quais os estudantes conduzem experimentos e aprendem a manipular diferentes equipamentos.

O curso incentiva uma aproximação entre aluno-professor através de diversos programas como o Programa de Educação Tutorial (PET), que articula docentes e alunos a serem iniciados no âmbito da pesquisa acadêmica. É uma graduação que forma professores e educadores na área de Física, porém, admite algumas vertentes, como o elo de ligação com a carreira de pesquisador e uma futura formação de mestrado ou doutorado. É comum que estudantes se formem e optem pela carreira acadêmica, fazendo pós-graduações e seguindo também nesta área.

 

Engenharia Mecatrônica

A mecatrônica abrange conhecimentos relacionados a computação, elétrica, eletrônica e mecânica. É considerada como uma das engenharias do futuro, grupo de cursos que surgiram a partir do avanço tecnológico no meio industrial e da demanda de novos profissionais especializados.

O engenheiro mecatrônico é responsável por planejar e controlar sistemas instalados para automatizar diferentes processos de produção, comuns em indústrias automobilísticas e siderúrgicas, por exemplo. Além disso, é capaz de programar e oferecer manutenção para equipamentos elétricos, mecânicos e robóticos. 

Por ser uma área multidisciplinar, a grade curricular do curso usufrui de boa parte da infraestrutura do Campus. Os estudantes têm aulas teóricas e práticas nos núcleos de elétrica, informática e mecânica, além do contato com a tecnologia através dos laboratórios de programação, automação e robótica.

Esta interdisciplinaridade permite que o aluno seja capaz de estagiar ou trabalhar diretamente com a mecatrônica ou em qualquer uma das áreas que a constituem, como a mecânica ou a eletroeletrônica, por exemplo.

 

Engenharia Elétrica

Geração, transmissão e distribuição: entre os três passos existentes para que a energia elétrica chegue até a nossa casa, existe um universo de desenvolvimento e estudo que tem possibilitado a manipulação deste fenômeno da natureza a nosso favor. A energia, uma das matérias primordiais para o dia a dia, é o objeto de estudo dos engenheiros elétricos que, entre os estudos da física, matemática e de áreas específicas do curso, compreendem e desenvolvem tecnologias em função de diferentes necessidades cotidianas.

Durante os anos iniciais do curso, os estudantes terão seus estudos voltados para o ciclo básico de exatas, que são a base para o desenvolvimento das disciplinas específicas da área de elétrica. Muitas matérias são comuns aos outros cursos de engenharia do Campus e promovem uma integração entre os alunos e os conhecimentos de todas as áreas. Ao longo dos períodos, os alunos também se integrarão às áreas de sistemas eletrônicos, automação, robótica e outras matérias que os introduzirão a um panorama dos possíveis futuros profissionais.  

A Engenharia Elétrica é um campo extremamente amplo e permite que o estudante possa se especializar e continuar os estudos na área de maior interesse, além de já possuir um leque de oportunidades no meio industrial, dentro do planejamento ou da manutenção elétrica.

registrado em: