Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2023 > 08 > Nova sinalização aprimora orientação e acessibilidade no Campus JF

Nova sinalização aprimora orientação e acessibilidade no Campus JF

Sinalização de trânsito, orientação de rotas e identificação dos espaços vão permitir que a comunidade possa se orientar de maneira mais eficiente, intuitiva e clara.

Em um esforço para otimizar a experiência de estudantes, servidores e visitantes, o Campus Juiz de Fora implementou uma nova sinalização de trânsito, orientação de rotas e identificação dos espaços em suas instalações. A iniciativa permite que a comunidade possa se orientar de maneira mais eficiente, intuitiva e clara.

"O principal objetivo foi atualizar e uniformizar toda a identificação para que a comunidade possa se orientar melhor pelas dependências da instituição", afirmou o coordenador de Projetos e Obras Institucionais de Engenharia, Denis Ribeiro Maurício. Além disso, a sinalização viária também foi atualizada, incluindo novas placas de identificação e, especialmente, correções para atender às quantidades exigidas de vagas para pessoas com deficiência (PCD) e idosos.

A experiência dos estudantes, servidores e visitantes no campus será significativamente beneficiada pela nova sinalização. Aqueles que não possuem uma vivência diária nas instalações terão uma orientação mais eficaz e clara por meio da melhor identificação de todas as edificações e espaços principais, como laboratórios e salas administrativas. A melhor visibilidade e identificação de todos os ambientes ajudarão a reduzir confusões e otimizar o fluxo de pessoas nas dependências do campus.

A acessibilidade também foi uma consideração central ao projetar a nova sinalização. "Um dos tópicos que foram levados em consideração na elaboração do projeto são os aspectos abordados na NBR 9050, que versa sobre 'Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos'", explicou Denis Ribeiro Maurício. Isso garante que a nova sinalização seja acessível e utilizável por todas as pessoas, independentemente de suas necessidades especiais.

Quanto à percepção geral do campus, a atualização da fachada e a uniformização da identificação visual reforçarão a marca e a identidade do Campus Juiz de Fora. Essa melhoria na apresentação física e na orientação contribuirá para uma visão mais positiva e organizada do campus por parte da comunidade acadêmica e dos visitantes.

Todas essas alterações foram reunidas em um "As Built" que na tradução significa "como construído". Denis explica que após a conclusão de um projeto, é necessário atualizar a planta do campus para refletir as modificações que possam ter ocorrido durante a execução. O documento pode ser acessado clicando aqui.