Destaque
Jornalista e Bibliotecária do Campus JF traçam panorama da comunicação da ciência no Brasil
Em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o jornalista Pedro Farnese e a bibliotecária Vânia Márcia de Paula, do Campus JF, conduziram um estudo cujos resultados foram agora publicados no periódico "Ciência da Informação em Revista". O trabalho, intitulado "Interfaces Epistêmicas na Comunicação da Ciência: Um Estudo Exploratório", mergulhou nas intricadas ligações entre a disseminação de informações científicas e a batalha contra a desinformação em tempos de crise global.
O cerne do estudo exploratório residiu na análise das interfaces epistêmicas e na avaliação da possibilidade de resgate/reforço da observação e escuta qualificadas. Estes elementos, segundo os pesquisadores, emergem como pilares fundamentais na comunicação da ciência, especialmente diante das apropriações midiáticas no contexto da pandemia. A pesquisa baseou-se em uma abordagem teórica robusta, ancorada nos artigos apresentados no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, notadamente no grupo de pesquisa "Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente".
Ao destacar como os estudos avançam em direções interligadas e transdisciplinares, Pedro e Vânia promovem uma ampliação dos debates. A convergência resultante fornece não apenas um panorama empírico, mas também uma base teórica para compreender o futuro da comunicação científica. O artigo não só oferece insights sobre os desafios enfrentados na atualidade, mas também propõe uma reflexão sobre as transformações nas formas de comunicar a ciência na realidade contemporânea.
Os autores destacam que o interesse latente nesse campo potencializa discussões cruciais sobre as apropriações midiáticas para a divulgação científica. O estudo não apenas lança luz sobre os desafios enfrentados pelos comunicadores da ciência, mas também aponta para soluções e caminhos promissores na construção de uma narrativa informada e esclarecedora em tempos de crise global.
Clique aqui e acesse o artigo completo.