Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Abril 2024 > Alunos de Transporte Rodoviário realizam contagem de bicicletas e revelam tendências de mobilidade urbana em JF

Na próxima quinta-feira, 25/04, ação acontece ao longo da Avenida JK, próximos à Praça CEU e à UPA da Zona Norte.

Um projeto de pesquisa do Campus JF pretende mapear os padrões de mobilidade pública na cidade. Alunos e alunas do curso técnico em Transporte Rodoviário estão empenhados em mapear o uso de bicicletas na cidade e estarão na próxima quinta-feira, 25/04, posicionados durante todo dia ao longo da Avenida JK, próximos à Praça CEU e à UPA da Zona Norte, realizando uma minuciosa contagem de bicicletas que cruzam a  via.

Na etapa anterior, realizada no último dia 17 de abril, os pesquisdores ficaram estrategicamente distribuídos no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Avenida Presidente Itamar Franco. Em duplas e em intervalos de duas horas, eles meticulosamente registraram o fluxo de ciclistas, classificando-os por categorias específicas.

De acordo com as coordenadoras da pesquisa, profs. Sheila Menini e Letícia Rodrigues, do Núcleo de Transporte Rodoviário do Campus JF, o objetivo é estabelecer um comparativo com levantamentos anteriores, realizados nos anos de 2013 e 2014, a fim de discernir se houve um crescimento notável no número de usuários de bicicletas em Juiz de Fora. A iniciativa atende às demandas e aos desafios enfrentados pela comunidade local, cuja compreensão é essencial para a construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e habitáveis.

A pesquisa presta-se a compreender não apenas as tendências recentes, mas também a projetar possíveis direções futuras na política de mobilidade urbana da cidade. A iniciativa tem parceria com a ONG Mobilicidade.