Destaque
Processo seletivo para 2º semestre reabre inscrições: Campus JF tem 246 vagas para cursos técnicos, graduação e pós-graduação
Após o período de greve, o IF Sudeste MG reabre as inscrições para o processo seletivo 2024 / 2º semestre a partir do dia 11/07, com término em 17/07. O Campus Juiz de Fora está com 246 vagas distribuídas em três cursos de graduação, seis cursos técnicos e uma pós-graduação.
O curto período é para novas inscrições. Vale lembrar que quem se inscreveu conforme cronograma anterior já está com o processo efetivado. Agora é o momento para eventuais cancelamentos, reembolsos e para aqueles que perderam o primeiro prazo. No entanto, não haverá inscrição para pedido de isenção.
O processo de inscrição pode ser realizado integralmente de forma online: os candidatos devem se inscrever, a partir de um computador, na página ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O acesso ao sistema de inscrições será realizado a partir da Conta gov.br do candidato. As informações necessárias para todo o procedimento, da inscrição até a matrícula, estão disponíveis nos editais específicos - clique aqui para acessá-los.
O cadastro é totalmente gratuito para os cursos técnicos. Para os cursos de graduação e de pós-graduação, a taxa é de R$50,00. O pagamento da GRU (boleto) poderá ser realizado até 18 de julho, exclusivamente, em agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil. O investimento é referente apenas à etapa da seleção, já que o IF Sudeste MG é uma instituição pública e não cobra mensalidade para nenhum de seus cursos.
Além do Campus Juiz de Fora, o IF Sudeste MG está com oportunidades em outros seis municípios: Barbacena, Bom Sucesso, Manhuaçu, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Ao todo, são 750 vagas.
Cursos, vagas e duração:
Conheça a estrutura do Campus JF e os espaços de cada curso ofertado neste processo seletivo em nossa editoria de vídeos IF Cursos.
Você também pode se aprofundar na grade curricular e nos possíveis futuros de cada oportunidade pelo material Guia de Cursos.
TÉCNICOS
|
GRADUAÇÃO
|
PÓS-GRADUAÇÃO
|
Grupos de concorrência e critérios de seleção
A nova Lei de Cotas (Lei 14.273, de 2023) determina que candidatos concorrerão às vagas reservadas (50% do total) apenas se não obtiverem as notas para ingresso pelas vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas leva em consideração se o(a) candidato(a) estuda ou estudou em instituições da rede pública e, em grupos específicos, aspectos como a renda familiar e a autodeclaração étnico-racial e se ele(a) é pessoa com deficiência.
O método de seleção varia conforme a modalidade. A formação das turmas dos cursos técnicos concomitantes e/ou subsequentes será determinada por um sorteio, cuja realização está prevista para 15 de agosto.
Os candidatos às vagas dos cursos de graduação, por sua vez, farão prova na tarde de 11 de agosto, um domingo (serão 45 questões da prova objetiva e uma redação). O comprovante definitivo de inscrição ficará disponível em 3 de junho.
Já para a pós-graduação ofertada pelo Campus JF, o critério de seleção consistirá em duas etapas: análise de currículo e carta de intenção para ingresso no curso. O cronograma completo está no edital.