Geral
Servidores do Campus JF lançam livro com revelações históricas de Juiz de Fora retratadas pela imprensa local
Entre as vielas e praças de Juiz de Fora, encontram-se relatos há muito estampados nas páginas dos jornais da época. Desde a intrigante saga da “bruxa Silvina”, que residia na antiga avenida Costa Carvalho em uma época em que a região era conhecida como Botanágua, revelando as peculiaridades do cotidiano e as injustiças enfrentadas pela população pobre e negra; até o inusitado voo de Ernesto Darioli sobre a cidade em 1912, um evento que surpreendeu a todos e ainda permanece desconhecido para muitos.
Histórias que inspiraram o título do livro “Juiz de Fora: da bruxa Silvina e do voo de Darioli - Notícias da cidade nas páginas da imprensa" que será lançado no próximo dia 19 de abril, às 16h30, na biblioteca Municipal Murilo Mendes. A obra é organizada pelos professores Jefferson de Almeida Pinto e Rogério Rezende Pinto, do Núcleo de História do Campus JF do IF Sudeste MG; e pela servidora Heliane Casarin Henriques, da Biblioteca Municipal Murilo Mendes.
O livro não apenas reconta histórias, mas traz à tona memórias e eventos singulares que moldaram a identidade de Juiz de Fora. São 56 textos republicados, abrangendo diferentes temas e períodos que vão da década de 1870 até a de 1930. Organizado por temas como imprensa e letras, cotidiano e política, entre outros, oferece uma visão panorâmica da história e cultura da cidade.
Jefferson conta que há alguns anos foi procurado pela Heliane, à época responsável pelo Setor de Memória da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, propondo a realização de um trabalho em conjunto, já que ela havia acumulado ao longo de mais de 30 anos artigos publicados na imprensa local. O intuito deste acervo era de facilitar o acesso dos pesquisadores a informações específicas sobre a cidade. "Assim, nasceu a ideia de publicar esses textos, alguns dos quais datam de mais de um século”, revela.
A parceria resultou em um projeto de extensão no Campus JF, dando origem ao livro que se coloca como um importante acervo para a compreensão da história de Juiz de Fora. A publicação foi viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio e financiamento da Empresa Unida.
A distribuição será gratuita para os presentes no evento, mas o livro estará disponível na instituição enquanto houver exemplares. Além disso, uma parte será distribuída gratuitamente para todas as escolas públicas estaduais e municipais de Juiz de Fora, assim como para todos os campi do IF Sudeste MG, reforçando o acesso democrático ao conhecimento histórico da cidade.