Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Agosto 2024 > Conheça a logo comemorativa dos 50 anos da área de Metalurgia no Campus JF
conteúdo

Destaque

Conheça a logo comemorativa dos 50 anos da área de Metalurgia no Campus JF

Evento em novembro celebrará a trajetória do curso, com programação especial para egressos.

O Núcleo de Metalurgia apresenta a logo oficial que marca o cinquentenário da área no Campus Juiz de Fora, um dos mais tradicionais da instituição. Em comemoração, está sendo organizada uma série de atividades programadas para novembro, que inclui uma mesa redonda com profissionais formados pelo curso, premiação da logomarca comemorativa e muitas homenagens.

Além disso, os organizadores estão entrando em contato com ex-alunos para a produção de vídeos curtos, nos quais possam compartilhar a importância de sua formação no campus e suas trajetórias profissionais. A expectativa é que o evento reúna não apenas egressos, mas também toda a comunidade acadêmica, celebrando meio século de história e contribuindo para o fortalecimento dos laços entre antigos e atuais alunos.

O evento promete ser uma oportunidade de reencontro e celebração, reforçando o papel do curso na formação de profissionais que atuam em diversas áreas da Metalurgia.

Percurso histórico

Criado em 1974, o curso técnico em Metalurgia foi uma resposta à demanda crescente do setor industrial local. Desde então, o curso tem se adaptado às necessidades do mercado, formando profissionais qualificados para diversas áreas da metalurgia. O curso de Engenharia Metalúrgica foi aprovado em 2014 e teve início em 2015, como expansão do curso técnico. Em 2019, foi reconhecido pelo Ministério da Educação com nota máxima e em 2020 a primeira turma de engenheiros se formou.

Segundo o professor Matheus Oliveira, coordenador do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica, tanto a graduação, como o ensino técnico, se sustentam em três pilares: organização didático-pedagógica, infraestrutura moderna e corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores. A infraestrutura inclui laboratórios de metalografia, tratamento térmico, caracterização de materiais, ensaios mecânicos, corrosão, soldagem, fundição e análise química, equipados com tecnologia de ponta”.

Oliveira destaca que cerca de 90% dos egressos estão empregados, com 60% atuando diretamente no setor metalúrgico. “O mercado de trabalho para os formados é promissor. Empresas como ArcelorMittal, Nexa, Gerdau, Tupy, Ball e Petrobras estão entre as que absorvem os profissionais do Campus Juiz de Fora.

Desde 2020, foram formados 34 engenheiros metalurgistas e, atualmente, 71 alunos estão matriculados nos cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes em Metalurgia. Ainda de acordo com Oliveira, o Núcleo de Metalurgia planeja iniciar a oferta do curso de especialização em Tecnologia de Materiais e Processos Metalúrgicos em 2025, com perspectivas de, posteriormente, ofertar cursos de mestrado e doutorado.

registrado em: