Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Agosto 2024 > Conheça a planta fictícia que desenvolve sistema automatizado para produção de cerveja

Pesquisa

Pesquisa liderada pelo professor Thiago Rodrigues Oliveira aplica sistema supervisório para fabricação do produto, aprimorando controle de qualidade e formação acadêmica.

O Projeto Planta Cervejeira, coordenado pelo professor Thiago Rodrigues Oliveira, do Núcleo de Eletrônica e Automação do Campus Juiz de Fora, está desenvolvendo uma ferramenta automatizada que simula etapas do processo de fabricação de cerveja. O objetivo é aplicar um sistema supervisório, composto por sensores, atuadores e interface homem-máquina, para monitorar e controlar parâmetros críticos, como temperatura e tempo, nas fases de fervura e resfriamento do líquido. "Os benefícios esperados são a padronização da fabricação, garantindo um produto de maior qualidade e a repetibilidade da receita, além de permitir um controle melhor do processo facilitando a detecção de falhas", explica o professor.

A planta fictícia utilizada na pesquisa é composta por dois reservatórios que replicam as fases de fervura e resfriamento da cerveja. "Primeiro deve-se encher o reservatório de fervura até o nível indicado, onde fica posicionada uma chave boia. Após, inicia-se o aquecimento do líquido até a temperatura definida, processo este realizado por uma célula Peltier em conjunto com dissipadores e cooler", detalha Oliveira.

Após atingir a temperatura definida, o líquido é transferido para o reservatório de resfriamento por meio de uma bomba hidráulica. A planta também foi programada para criar um ciclo de demonstração, retornando o líquido ao reservatório de fervura para facilitar o acompanhamento do processo.

Durante o desenvolvimento do projeto, a equipe enfrentou desafios na integração dos atuadores e sensores com o software utilizado, o NI USB-6521, e na criação de uma interface de usuário eficiente. "Os desafios foram superados através de pesquisas e estudos que auxiliaram na resolução dos problemas encontrados", afirma o professor.

O projeto também desempenha um papel significativo na formação dos estudantes do Campus Juiz de Fora, ao proporcionar uma aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. "No projeto foram utilizados conhecimentos em hardware, software, programação, eletrônica, instrumentação, automação, dentre outros. Sendo assim, permite aos alunos a possibilidade de adquirir conhecimentos práticos e desenvolver um olhar crítico para novas soluções e automações que podem ser realizadas", ressalta Oliveira.

Quanto às perspectivas futuras, o professor Thiago Rodrigues Oliveira enxerga várias possibilidades de expansão e aprimoramento do projeto. "Podemos implementar um sistema de controle da temperatura, automatizar outras etapas do processo, aumentar a escala e até produzir produtos em escala real para a produção de cerveja", finaliza.