Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Julho 2024 > Concurso de logomarca marca início das comemorações dos 50 anos do Núcleo de Metalurgia

Destaque

Interessados podem enviar propostas até o dia 04 de agosto. O vencedor receberá um vale-compras de R$ 500, certificado e troféu.

O Núcleo de Metalurgia do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG anunciou um concurso para escolher a logomarca comemorativa de seus 50 anos de atividade. A competição, cujo tema é “Comemoração dos 50 anos do curso Técnico em Metalurgia e 10 anos do curso de Engenharia Metalúrgica”, é aberta a participações individuais ou em grupo, com a exigência de que cada grupo tenha um único representante legal.

Os interessados devem enviar suas propostas para o e-mail derc.jf@ifsudestemg.edu.br, com o assunto “Concurso de logomarca da Metalurgia”, no período de 08 de julho a 04 de agosto. O edital completo está disponível aqui. O resultado será divulgado em 08 de agosto. O vencedor receberá um vale-compras de R$ 500,00, certificado e troféu.

As propostas devem concentrar-se no tema do concurso e ser produzidas em formato eletrônico compatível com programas abertos como Corel Draw, Photoshop e Illustrator. As submissões devem incluir versões monocromática, preto e branco e colorida, seguindo o padrão de cores CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). Além disso, as propostas devem ser adaptáveis para diversas aplicações, incluindo camisetas, timbres de impressos e mídias digitais.

Percurso histórico

Criado em 1974, o curso técnico em Metalurgia foi uma resposta à demanda crescente do setor industrial local. Desde então, o curso tem se adaptado às necessidades do mercado, formando profissionais qualificados para diversas áreas da metalurgia. O curso de Engenharia Metalúrgica foi aprovado em 2014 e teve início em 2015, como expansão do curso técnico. Em 2019, foi reconhecido pelo Ministério da Educação com nota máxima e em 2020 a primeira turma de engenheiros se formou.

Segundo o professor Matheus Oliveira, coordenador do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica, tanto a graduação, como o ensino técnico, se sustentam em três pilares: organização didático-pedagógica, infraestrutura moderna e corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores. A infraestrutura inclui laboratórios de metalografia, tratamento térmico, caracterização de materiais, ensaios mecânicos, corrosão, soldagem, fundição e análise química, equipados com tecnologia de ponta”.

Oliveira destaca que cerca de 90% dos egressos estão empregados, com 60% atuando diretamente no setor metalúrgico. “O mercado de trabalho para os formados é promissor. Empresas como ArcelorMittal, Nexa, Gerdau, Tupy, Ball e Petrobras estão entre as que absorvem os profissionais do Campus Juiz de Fora.

Desde 2020, foram formados 34 engenheiros metalurgistas e, atualmente, 71 alunos estão matriculados nos cursos técnicos integrados e concomitantes/subsequentes em Metalurgia. Ainda de acordo com Oliveira, o Núcleo de Metalurgia planeja iniciar a oferta do curso de especialização em Tecnologia de Materiais e Processos Metalúrgicos em 2025, com perspectivas de, posteriormente, ofertar cursos de mestrado e doutorado.

O vencedor receberá um vale-compras de R$ 500,00, certificado e troféu.