Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Junho 2024 > Livro de professores do Campus JF é contemplado na 19ª Edição do Prêmio Amigo do Patrimônio
conteúdo

Destaque

Livro de professores do Campus JF é contemplado na 19ª Edição do Prêmio Amigo do Patrimônio

Obra que resgata memórias da cidade recebe reconhecimento por contribuição à preservação cultural.

O livro "Juiz de Fora: da bruxa Silvina e do voo de Darioli - Notícias da cidade nas páginas da imprensa", desenvolvido pelos professores Jefferson de Almeida Pinto e Rogério Rezende Pinto, do Núcleo de História do Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, e pela servidora Heliane Casarin Henriques, da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, foi um dos oito contemplados na 19ª edição do Prêmio Amigo do Patrimônio.

A premiação, promovida pela Funalfa e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, visa reconhecer e incentivar o trabalho de pessoas e instituições que atuam na preservação, defesa e divulgação do patrimônio cultural de Juiz de Fora. A cerimônia de entrega da honraria será realizada no dia 21 de agosto, às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno, situado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro.

Fruto de um projeto de extensão do Campus JF, o livro não apenas reconta histórias, mas também traz à tona memórias e eventos singulares que moldaram a identidade de Juiz de Fora. Com 56 textos republicados, a obra abrange diferentes temas e períodos que vão da década de 1870 até a de 1930. Organizado em temas como imprensa e letras, cotidiano e política, o livro oferece uma visão panorâmica da história e cultura da cidade.

Jefferson de Almeida Pinto revelou que a ideia do livro surgiu quando Heliane Casarin Henriques, à época responsável pelo Setor de Memória da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, o procurou propondo a realização de um trabalho em conjunto. Heliane havia acumulado, ao longo de mais de 30 anos, artigos publicados na imprensa local, com o intuito de facilitar o acesso dos pesquisadores a informações específicas sobre a cidade. "Assim, nasceu a ideia de publicar esses textos, alguns dos quais datam de mais de um século”, conta Jefferson.

A obra foi viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o apoio e financiamento da Empresa Unida.

registrado em: