Geral
Jornada Acadêmica sobre Allan Kardec aborda pioneirismo e interdisciplinaridade
A professora Angélica de Almeida, do Núcleo de História do Campus Juiz de Fora é uma das organizadoras da I Jornada de História do Espiritismo, que será dedicada à obra e influência de Allan Kardec, um pensador francês que elaborou essa teoria. A Universidade Federal de Juiz de Fora sediará as atividades nos dias 29 e 30 de novembro, no Instituto de Ciências Humanas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.
De acordo com Angélica, a iniciativa visa suprir uma lacuna no meio acadêmico, onde há poucos eventos científicos focados exclusivamente em Kardec e seu impacto no Brasil — o maior público espírita fora da França e terceiro maior grupo religioso do país.
O evento tem como principal objetivo apresentar e discutir as pesquisas acadêmicas em torno da vida, obra e influências de Kardec, abordando temas interdisciplinares em história, filosofia, sociologia e psicologia. Entre os destaques, está o lançamento de um dossiê da Revista Horizonte, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Puc Minas, trazendo os principais resultados dos estudos sobre Kardec. Além disso, será apresentado o projeto de pesquisa “Allan Kardec: vida, obra e influências”, financiado pela Fapemig, que visa traduzir e disponibilizar manuscritos inéditos do autor.
Pesquisadores como o físico e professor de Filosofia da Ciência Silvio Chibeni (Unicamp), o sociólogo André Ricardo de Souza (UFSCAR) e o filósofo Rogério Passos Severo (UFRGS), participarão de debates e conferências, ampliando o diálogo interdisciplinar sobre o Espiritismo e sua relevância acadêmica e cultural.
Angélica ressalta que a expectativa é que o evento não apenas impulsione novos estudos sobre o tema, mas que também se torne uma atividade regular do grupe de pesquisa “Projeto Allan Kardec”, fomentando o interesse e aprofundamento em torno da obra de um dos autores franceses mais lidos no Brasil.