Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Outubro 2024 > Campus JF participa do Dia da Inovação com projetos que envolvem o setor industrial

Evento busca fortalecer conexão entre educação e indústria com foco em soluções tecnológicas inovadoras; inscrições são gratuitas e abertas ao público.

O Campus Juiz de Fora estará presente no "Dia da Inovação – conexão educação-indústria", que acontecerá no dia 17 de outubro, das 16h às 21h, no Moinho. O evento, que é gratuito e aberto ao público mediante inscrição no link Formulário de Inscrição, visa promover a aplicação do conhecimento acadêmico no setor industrial, fortalecendo a conexão entre esses atores e criando um espaço de troca de experiências, desafios e perspectivas para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

A participação tem como foco fomentar a cultura de inovação institucional e promover a conexão com o ecossistema local, além de monitorar tendências e cenários futuros que interligam a educação e a indústria. A iniciativa pretende, ainda, aproximar o corpo docente da instituição para estreitar parcerias em projetos de pesquisa tecnológica, oferecendo também oportunidades de estágio e emprego para os alunos.

Projetos de destaque e impacto esperado

O Campus Juiz de Fora apresentará 13 projetos de pesquisa e inovação, desenvolvidos principalmente pelos professores dos Núcleos de Engenharia Mecatrônica, Elétrica, Sistema de Informação, Química e Línguas, integrados ao ConectaLab. Entre os projetos estão:

• Gameterapia com cicloergômetro sensorizado
  • Exoesqueleto comandado por luva sensorizada
  • Jogo sério para orientação nutricional para crianças com diabetes
  • Plataforma sensorizada para reabilitação de equilíbrio
  • Contagem de alevinos utilizando visão computacional
  • Sistema de instrumentação de máquinas industriais
  • Sistema de medição da qualidade da água para piscicultura em tempo real
  • Sistema de comunicação Lora em rede mesh
  • Dispositivo para esterilização de superfícies
  • Drone
  • Eletroestimulador funcional
  • Equipe Ifly (aeromodelismo)
  • Pesquisas e Experimentos em Nanociência (LPEN)
  • Software para ensino e prática da norma padrão da Língua Portuguesa

Esses projetos têm como objetivo sensibilizar as empresas e indústrias participantes sobre o potencial das pesquisas desenvolvidas, apresentando soluções tecnológicas aplicáveis a questões sistêmicas, gerenciais e operacionais. O principal impacto esperado é o lançamento de uma pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Tecnologia 4.0, prevista para iniciar em 2025, oferecendo uma programação de conteúdos e práticas laboratoriais voltadas para a transformação digital nos setores empresariais e industriais.

Além do Campus Juiz de Fora, instituições como SENAI e SESI também apresentarão projetos de inovação. O público-alvo inclui escolas da rede pública municipal, instituições educacionais da rede federal, empresas locais, indústrias e prestadores de serviços das áreas de educação, tecnologia e inovação.

A programação inclui uma série de atividades, como a "Expo Tech", uma mostra interativa de empresas e projetos de inovação e tecnologia, e a palestra "Carreiras do Futuro", com Sulamita Dantas, professora da FIAP+Alura. Também serão realizados workshops sobre Lean Manufacturing e Indústria 4.0, além de cases de desenvolvimento de projetos em tecnologias 4.0, que discutirão oportunidades e desafios da integração entre academia e indústria.