Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Outubro 2024 > Campus JF promove roda de conversa sobre comunicação racial e juventude na 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática
conteúdo

Geral

Campus JF promove roda de conversa sobre comunicação racial e juventude na 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática

Evento abordará literacia racial nas redes sociais e o papel dos jovens na promoção de uma sociedade mais equitativa.

Na próxima quinta-feira, 31/10, o Campus Juiz de Fora promove, às 9h45, no auditório do Bloco A, uma roda de conversa que integra a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática. Sob o tema “Comunicação racial nas redes sociais on-line”, o evento trará à tona o debate sobre o letramento racial e a percepção dos jovens, tanto negros quanto brancos, nas plataformas digitais.

A discussão será mediada pela bibliotecária Vânia Márcia de Paula, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Juiz de Fora, que também e doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip); e pela psicóloga Helda Moreira, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento contará ainda com o apoio do Coletivo OLEM - Os Líderes em Movimento, voltado ao fortalecimento das identidades juvenis; e do Cineclube entre Saberes, que promove o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos culturais.

O objetivo da roda de conversa é fomentar um espaço seguro e inclusivo para discussões sobre as implicações sociais e emocionais da comunicação racial na internet. A iniciativa busca envolver jovens de diferentes origens para refletir sobre o processo de letramento racial – uma competência que inclui reconhecer e entender as dinâmicas raciais, os preconceitos implícitos e as maneiras pelas quais cada indivíduo pode contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa.

Além de promover a conscientização sobre temas de comunicação e relações raciais, a atividade visa fortalecer a compreensão da juventude sobre o papel que as mídias sociais desempenham na formação de identidades e atitudes em relação à raça. O evento será uma oportunidade para que os participantes compartilhem suas experiências e percepções, compreendendo melhor o impacto da representação e das interações raciais nas redes.

A roda de conversa é aberta ao público e está alinhada com o propósito da Semana Brasileira de Educação Midiática, que ocorre em diversas instituições no país, incentivando uma reflexão crítica sobre os papéis e responsabilidades na comunicação.

registrado em: