Geral
Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade chega ao Campus Juiz de Fora
O Campus Juiz de Fora será palco do Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicid) em setembro de 2024, reforçando a importância do diálogo sobre direitos humanos e cidadania. Organizado pela Associação Cultural CineFanon, o evento, que teve sua primeira edição em 2022, promove uma programação gratuita com cinema, música, artes visuais e gastronomia.
Neste ano, o projeto Cineclube entre Saberes, coordenado pela professora Amanda Chaves, do Núcleo de Sociologia do campus, irá expandir suas atividades ao integrar o festival. O objetivo é aproximar a comunidade externa do campus e democratizar o acesso à arte cinematográfica. A programação do Cineclube contará com aulas e palestras que prometem enriquecer o debate cultural na cidade de Juiz de Fora.
O evento terá início no dia 12 de setembro com a aula inaugural "Cinema e Educação no Brasil: História e Perspectivas Futuras", ministrada pelo historiador Diogo Santos, doutor em Educação. A atividade será realizada às 13:30h, no auditório do Bloco A.
No dia 18 de setembro, o ator Jorge Washington, do renomado Bando de Teatro Olodum, de Salvador, será o destaque da Aula Magna, também às 13h30, no auditório do Bloco Administrativo. Com uma carreira de 34 anos, Washington trará sua experiência artística para discutir a relevância da representação cultural no cinema e no teatro.
O evento é aberto ao público e promete fortalecer a conexão entre o campus e a comunidade, promovendo o acesso à diversidade cultural por meio da arte cinematográfica.