Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2024 > Setembro 2024 > Inovação no Campus JF: Novo setor incentiva projetos voltados para docentes e estudantes

Criada em 2023, a Assessoria visa fomentar projetos e parcerias, destacando a integração entre teoria e prática.

A Assessoria de Inovação do Campus Juiz de Fora, implementada em julho de 2023, tem como principal missão apoiar o desenvolvimento de estratégias e práticas de inovação no âmbito do Campus Juiz de Fora, com foco em professores e estudantes. A frente do setor, a servidora docente  Annik Marôcco, do Núcleo de Gestão,  explica que a criação foi pensada para fomentar práticas inovadoras em várias frentes, incluindo o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. "A inovação é fundamental para integrar a teoria e a prática".

Estrutura e atividades

Inserida na Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (DPIPG), a assessoria atua como uma consultoria interna. Suas atividades abrangem desde a identificação de oportunidades de inovação, até a gestão de colaborações e parcerias com instituições externas. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se:

1. Identificação de oportunidades: Análise de demandas internas e externas para direcionar pesquisas inovadoras, promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo;
2. Captação de recursos: Facilitação de parcerias com instituições de pesquisa, governo e setor privado;
3. Propriedade Intelectual: Orientação sobre proteção de direitos de propriedade intelectual, como patentes e marcas, e apoio na negociação de contratos de transferência de tecnologia;
4. Disseminação de conhecimento: Organização de eventos e publicações para compartilhar resultados de pesquisa;
5. Monitoramento e avaliação: Acompanhamento de indicadores de projetos inovadores para propor melhorias.

Benefícios e foco em professores e alunos

A assessoria enfatiza o impacto positivo para professores e estudantes. "Nosso objetivo é catalisar o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico", afirma Annik. Ela menciona que, por meio de ações como o Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), alunos de graduação e pós-graduação têm a oportunidade de se envolver em pesquisas tecnológicas e inovações. A assessoria também facilita parcerias com empresas, incentivando a criação de startups e spin-offs.

Para os professores, a assessoria busca integrar teoria e prática, promovendo a pesquisa aplicada e incentivando projetos multidisciplinares. "Facilitamos a criação de parcerias com empresas e indústrias, o que permite a co-evolução de projetos e o financiamento de pesquisas", acrescenta Annik.

Parcerias e desafios

A assessoria já estabeleceu parcerias importantes, como a colaboração com o Moinho, um hub de inovação local, e com instituições como a Embrapa e o Hospital das Clínicas de São Paulo. Essas parcerias são vistas como fundamentais para o sucesso dos projetos, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia.

Entre os principais desafios, Annik aponta a necessidade de conscientização sobre as diretrizes do marco legal da inovação (Lei nº 10.973, atualizada pela Lei nº 13.243/16). Ela destaca que muitos resultados de pesquisas ainda estão limitados a artigos científicos, sem aplicação direta no mercado ou na sociedade. "Queremos sensibilizar a comunidade acadêmica para o desenvolvimento de projetos inovadores", afirma.

Planos futuros

Os planos futuros incluem a disseminação da cultura de inovação por meio da comunicação institucional e a organização de eventos como campeonatos de robôs e programas de estímulo ao empreendedorismo para estudantes. A assessoria também planeja criar um canal de comunicação para que empresas possam cadastrar demandas operacionais, buscando soluções em parceria com a instituição.

Contribuição para a comunidade

Apesar do pouco tempo de atuação, a assessoria já trouxe impactos para a comunidade local, com a divulgação de projetos científicos e tecnológicos. A expectativa é que, com o início da Especialização em Desenvolvimento de Projetos Baseados em Tecnologia 4.0 em 2025, a interação entre a instituição e o setor industrial seja intensificada, trazendo benefícios mútuos.

Mensagem à comunidade

Annik Marôcco reforça a importância da inovação no campus: "Precisamos transformar nossa instituição em um ambiente inovador, colaborativo e dinâmico. A inovação é uma mentalidade que nos desafia a pensar de forma criativa e buscar soluções que façam a diferença na sociedade."

A Assessoria de Inovação disponibiliza um email para que propostas de novas ideias no âmbito educacional possam ser enviadas e avaliadas institucionalmente – inovação.jf@ifsudestemg.edu.br .