Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Abordagens transdisciplinares marcam Semana da Graduação

Abordagens transdisciplinares marcam Semana da Graduação

Para os organizadores, evento superou todas as expectativas, com a participação crescendo ano após ano, com destaque para os estudantes dos cursos técnicos. Outro ponto evidenciado é a quantidade de parcerias estabelecidas com entidades e empresas da cidade e região.

Nos últimos dias do mês de junho, os Centros Acadêmicos das graduações do Campus Juiz de Fora se dedicaram à promoção de uma semana intensa de atividades que teve como eixo aprimorar o conhecimento dos estudantes. Cada um dos sete cursos desenvolveu uma programação diversificada, alinhadas às demandas do mercado, com vistas à formação profissional diferenciada, através de uma abordagem transdisciplinar.

Para os organizadores, a Semana da Graduação superou todas as expectativas. A participação tem crescido ano após ano, com destaque para os estudantes dos cursos técnicos. Outro ponto evidenciado é a quantidade de parcerias estabelecidas com entidades e empresas da cidade e região.

Confira um balanço feito pelos organizadores da semana da Graduação do Campus Juiz de Fora.

Centro Acadêmico do Bacharelado em Sistemas de Informação - Casi

O evento nos trouxe muito trabalho, mas também a sensação de coletividade em dar o melhor de si para ministramos uma ótima semana de conversa, informação e conhecimento para os alunos, professores e participantes externos do campus”.

Centro Acadêmico de Tecnologia em Design de Interiores – Cadi

Muitos aprendizados e muita troca de experiência. As palestras e oficinas conseguiram mostrar que a atuação do profissional é bastante diversa e abrangente. Este foi o primeiro grande evento organizado pelo nosso Centro Acadêmico e estamos muito felizes com o resultado. Todos os palestrantes, alunos e professores aproveitaram muito a programação e elogiaram o trabalho da organização. Estamos muito felizes com o resultado e com certeza os próximos eventos serão ainda melhores.

Centro Acadêmico de Licenciatura em Física – Calf

A Semana da Física tem sido muito instigante para os alunos ouvintes, organizadores e professores palestrantes. O sentimento que se destacou foi de uma curiosidade genuína, a programação conteve tópicos bastante diversos que os ouvintes estavam interessados, e fora das palestras as conversas rondavam os temas das atividades: física e ciência. Os professores colaboraram muito para esse ambiente, respondendo perguntas nos corredores e estendendo as palestras por demanda dos ouvintes. O saldo do evento é muito positivo: reencontro com velhos amigos, apresentação de diversos projetos, ótimas palestras de sala cheia e discussões cativantes.

Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática – Camat

Com a ajuda de alguns professores do Núcleo de Matemática, conseguimos realizar uma semana muito especial para os alunos. A semana acadêmica é muito importante para a realidade do discente, pois nesse momento ele se próxima da realidade do mercado de trabalho. Foi uma semana repleta de aprendizados para nós professores em formação. Tivemos palestra com metodologia para o ensino da matemática, o mini curso do bingo atividade que pode ser trabalhada nas escolas de educação básica, mini curso sobre tecnologias disponíveis para o ensino na sala e utilização no dia a dia acadêmico. Ao final da semana, nós pudemos confraternizar e comemorar a educação e seu papel transformador em nossas vidas.

Centro Acadêmico de Engenharia Mecatrônica – Cacem (também responsável pela programação de Engenharia Elétrica).

A Semana das Engenharias foi um evento incrível, repleto de experiências fantásticas que encantaram a todos os participantes. Durante os cinco dias de programação intensa, os estudantes tiveram a oportunidade de mergulhar em um universo de inovação e descobertas, além de proporcionar a todos os organizadores a chance de gerir pessoas e solucionar problemas. A interação entre os participantes foi marcante, incentivando trocas de ideias e networking entre estudantes, professores e profissionais da indústria. A Semana das Engenharias foi realmente um sucesso, proporcionando experiências enriquecedoras e inspirando os futuros engenheiros a trilharem caminhos promissores nessa área tão fundamental para o progresso da sociedade.

Centro Acadêmico de Engenharia Metalúrgica – Camet

A Semana da Graduação tem papel fundamental na motivação do aluno para a continuidade no curso e para sua vida profissional, através do conhecimento de experiências de outros profissionais. Trouxemos uma programação excelente para entendermos como um profissional dentro da metalúrgica pode atuar no mercado de trabalho, além de tentar expandir o campo de visão do estudante.