Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Campus JF lança novo Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Campus JF lança novo Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Os interessados em uma das 70 vagas ofertadas podem se inscrever gratuitamente, a partir do dia 1º de setembro. A seleção será feita por meio de sorteio.

A partir do próximo ano, o IF Sudeste MG passa a oferecer mais uma oportunidade para a formação de mão de obra qualificada: o curso técnico em Segurança do Trabalho. O anúncio foi feito exatamente no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho, quando se evidencia a importância deste profissional que atua na implementação de ações que auxiliam na prevenção de acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais, promovendo um ambiente seguro e saudável em todos os setores produtivos.

O novo curso é um projeto multicampi, entre as unidades de Rio Pomba e Juiz de Fora, será oferecido na modalidade a distância e terá duração de um ano e seis meses. Na unidade de Juiz de Fora, os estudantes terão acesso a laboratórios e equipamentos específicos para as aulas práticas, tornando sua formação mais completa e adaptada às demandas do mercado de trabalho.

O curso técnico de Segurança do Trabalho surge em resposta à crescente demanda por profissionais que atuam na gestão de riscos ocupacionais e prevenção acidentes de trabalho, visando garantir ambientes seguros e saudáveis para os colaboradores das empresas.

Os dados disponíveis no Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, somente no ano de 2021 o país registrou um total de 571.800 acidentes de trabalho, com 2.487 óbitos. Ainda nesse contexto, estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram apontam que os acidentes de trabalho e os seus desdobramentos causam uma perda aproximada de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) global a cada ano.

No curso que será ofertado no IF Sudeste MG, os estudantes serão preparados para desempenhar funções fundamentais, como: ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, identificação riscos ocupacionais, adoção de medidas de eliminação e neutralização de riscos, treinamento de equipes e a análise de acidentes ocorridos.

Processo seletivo

Os interessados em uma das 70 vagas ofertadas (35 em Juiz de Fora e 35 em Rio Pomba) podem se inscrever gratuitamente a partir do dia 1º de setembro, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. A seleção será feita por meio de sorteio.