Ensino
Mesa Redonda promove diálogos e reflexões no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
No último dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Campus Manhuaçu promoveu uma mesa redonda com o tema “Saúde Mental e Educação: o Papel da Escola na Promoção da Diversidade e Inclusão”. A atividade faz parte do projeto de Ensino “Dias de Lutas, Dias de Glória”, coordenado pela servidora Milena Amendro Faria, e que tem como objetivo trabalhar com ações que contribuam para o respeito e acolhimento às diferenças sociais, raciais, étnicas, de gênero e sexualidade, entre outras.
A mesa foi composta pelos professores Elder Stroppa (IF Sudeste MG - Campus Manhuaçu) e Ramon Carvalho (IFPR), e pelas psicólogas Milene Coelho e Maira Cunha. Durante os diálogos foram apresentados dados reais de crimes, preconceitos e dificuldades enfrentadas pela população LGBTQIA+, destacando-se o fato de o Brasil ocupar o primeiro lugar no ranking de países que mais matam pessoas transexuais no mundo, e que a violência contra a população lésbicas, gays e bissexuais é três vezes maior em comparação com a violência direcionada à população heterossexual.
Essas informações provocaram reflexões e sensibilizaram os estudantes e servidores presentes. As psicólogas ressaltaram o papel fundamental da escola como um ambiente diverso, acolhedor e importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.