Geral
Indicações Geográficas: Campus Manhuaçu tem projeto aprovado em edital da Setec
O IF Sudeste MG recebeu, neste mês de maio, a notícia da aprovação de dois projetos no Edital nº 03/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), destinado ao apoio de propostas voltadas ao diagnóstico, à estruturação para registro e ao fortalecimento de Indicações Geográficas* (IGs). "Indicação geográfica das selas de couro de Dores de Campos", coordenado pelo professor Leandro Eduardo Vieira Barros, é o projeto do campus São João del-Rei que foi aprovado.
O Campus Manhuaçu foi contemplado através do projeto "Fortalecimento e promoção do café da região das Matas de Minas", coordenado pela professora Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira. A ação poderá ser financiada em até R$49.200,00 e se enquadra no Eixo III do edital, que tem como finalidade a promoção e o fortalecimento de negócios, por meio de incubação de instituições representativas de IGs com pedidos concedidos ou em análise.
Com a aprovação da proposta, Ana Paula destaca a importância do campus: “a aprovação do projeto mostra que, apesar de ter poucos anos de criação, o Campus Manhuaçu do IF Sudeste MG é capaz de concorrer e desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão de relevância nacional.” Além disso, ela também ressalta o papel das parcerias na execução da ação: “Por meio das parcerias firmadas com a EMATER-MG e com o Conselho das Entidades das Matas de Minas para execução do projeto, o Campus Manhuaçu poderá também contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, que é uma de suas finalidades", reflete a professora.
A chamada pública para a qual os projetos foram aprovados baseia-se em atividades de extensão, pesquisa, desenvolvimento e inovação nas instituições da Rede Federal, com vistas a estimular o empreendedorismo e a inovação. Espera-se ainda que tais atividades tenham como foco o fortalecimento dos empreendimentos existentes nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e a criação de novos negócios relacionados à realidade territorial em que estão inseridas.