Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Pesquisa > Projeto de pesquisa com temática antirracista, do Campus Manhuaçu, é selecionado em programa nacional
conteúdo

Geral

Projeto de pesquisa com temática antirracista, do Campus Manhuaçu, é selecionado em programa nacional

Proposta intitulada "Percepção de Racismo Institucional na Perspectiva da Comunidade Acadêmica do IF Sudeste MG" obteve aprovação no edital do Projeto Nacional Redes Antirracistas

O projeto de pesquisa intitulado "Percepção de Racismo Institucional na Perspectiva da Comunidade Acadêmica do IF Sudeste MG" foi selecionado no edital do Projeto Nacional Redes Antirracistas (EDITAL 007/2024 - FINATEC/IFBRASILIA). Esta iniciativa é promovida pela Diretoria de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (Damgi), da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O programa visa fortalecer a promoção da igualdade racial por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Focado na análise e combate ao racismo institucional, o edital é destinado a fomentar pesquisas em políticas públicas de igualdade racial, desenvolvidas nos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs). Com o apoio financeiro concedido, a equipe poderá desenvolver ações voltadas para a construção de políticas educacionais que promovam relações étnico-raciais mais igualitárias e para a proteção ambiental em comunidades vulneráveis.

O principal objetivo do projeto é identificar e explicitar as formas como o racismo e a discriminação se manifestam no âmbito do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), a partir das percepções da comunidade acadêmica. Os resultados esperados incluem a elaboração de um diagnóstico detalhado e a proposição de mecanismos de intervenção. Esses mecanismos visam criar um ambiente de convivência pautado pelo respeito e pela inclusão, com a implementação de ações concretas de ensino e extensão para combater o racismo institucional dentro da instituição.

A execução do projeto ficará sob a orientação da professora doutora Mayra Carvalho Albuquerque e contará com a participação dos discentes bolsistas Gustavo Silva Campos e Raiza Dias Faustinos, todos membros do NEABI do Campus Manhuaçu.

O reconhecimento do projeto em um programa nacional reforça a relevância do trabalho realizado no Campus Manhuaçu e sua contribuição para o fortalecimento de políticas educacionais inclusivas e antirracistas. Este marco representa um importante passo na consolidação de um ambiente acadêmico que valorize a diversidade e promova a igualdade de oportunidades.

Participantes do projeto
registrado em: ,