Geral
Política Institucional de Inclusão do IF Sudeste MG passa por avaliação
A Coordenação e os Núcleos de Ações Inclusivas – CAI e NAIs – elaboraram questionários para avaliar a efetividade da implementação da Política Institucional de Inclusão do IF Sudeste MG, vigente desde agosto de 2017.
Nesta avaliação, busca-se analisar a perspectiva dos NAIs, dos alunos atendidos, dos professores e da gestão, com o objetivo de que estes múltiplos olhares possam contribuir com o aprimoramento da política de inclusão, primando pela qualidade da educação oferecida a todos os alunos, considerando suas necessidades específicas e valorizando a diversidade.
A aplicação deste questionário, que será apresentado em versão acessível e em Libras, acontecerá durante todo o mês de março e a participação de todos os envolvidos será fundamental para conhecermos de forma mais clara a realidade desta política institucional.
Atualmente, o IF Sudeste MG possui 24 servidores representantes das ações inclusivas, entre efetivos e contratados, que atuam em conjunto com professores, equipes pedagógicas e gestores, prestando atendimento aos estudantes nos cursos técnicos e de graduação.
Em 2019, foram acompanhados 92 estudantes e mais da metade deles são Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Em 2020, este número será ainda maior, tornando imprescindível o processo de avaliação da política, visando sempre aprimorá-lo.