Geral
FORIPES se manifesta pelo adiamento do ENEM 2020
O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORIPES), formado pelas universidades e institutos federais mineiros, pelo CEFET-MG e pelas universidades estaduais (UEMG e UNIMONTES) vem a público posicionar-se pelo adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.
É inegável que o ENEM se tornou, nos últimos anos, uma importante ferramenta de racionalização e democratização de oportunidades para o acesso ao ensino superior. Em Minas Gerais todas as instituições públicas utilizam o ENEM como parte do seu processo de ingresso e reconhecem que, associado a outros importantes fatores, a marcante mudança no perfil sócio econômico dos estudantes das universidades mineiras passa por sua adoção. A organização de um exame nacional que permite nivelar as oportunidades pela realização de uma mesma prova, torna um pouco mais equânime a competição entre alunos de escolas públicas e privadas, ricos e pobres.
Como é evidente e vem sendo reiterado por organizações cientificas nacionais e internacionais o atual momento é de prevenção, contenção e mitigação dos danos da pandemia e Covid-19. Nesse cenário é necessário reconhecer que os custos das situações extremas tendem a recair com mais força sobre os mais pobres, que se não forem enfrentadas com doses robustas de políticas públicas, tendem a acentuar ainda mais as desigualdades.
É também conhecida a dificuldade de acesso à educação de muitos brasileiros que só tende ao agravamento com a pandemia de Covid-19.
Nesse contexto extraordinário e desigual entendemos que a insistência na manutenção da data tradicional do Enem 2020, como se não houvessem inúmeras dificuldades a ser enfrentadas pode trazer graves prejuízos não apenas aos estudantes, mas também para as instituições.
Assim, pedimos que o ENEM 2020 seja adiado para uma data mais oportuna, a ser definida tão logo o quadro atual seja melhor compreendido e possamos, então, de forma segura, realizar o exame dentro de condições mais favoráveis e justas.
18 de maio de 2020.
Prof. Flávio Antônio dos Santos – Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/MG
Prof. Kléber Gonçalves Glória – Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG
Prof. José Ricardo Martins da Silva – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG
Prof. Charles Okama de Souza – Instituto Federal do Sudeste de Minas – IFSEMG
Prof. Marcelo Bregagnoli – Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IF SUL DE MINAS
Profª Deborah Santesso Bonnas – Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM
Profª Lavínia Rosa Rodrigues – Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
Prof. Antônio Alvimar Souza – Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
Prof. Sandro Amadeu Cerveira – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG
Prof. Dagoberto Alves de Almeida – Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Prof. Marcus Vinícius David – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Prof. João Chrysóstomo de Resende Júnior – Universidade Federal de Lavras – UFLA
Profª Sandra Regina Goulart Almeida – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Profª Claúdia Aparecida Marliére de Lima – Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Prof. Marcelo Pereira de Andrade – Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ
Prof. Valder Steffen Junior – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Prof. Demétrius David da Silva – Universidade Federal de Viçosa – UFV
Prof. Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Prof. Janir Alves Soares – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM