Geral
CAS E C3 criam projeto de acolhimento em saúde mental para trabalhadores
A Equipe da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CAS) com o apoio da Comissão de Cuidado com os Servidores (C3) do Projeto Reencontro criaram a proposta “Acolhimento em saúde mental em tempos de pandemia”.
A principal finalidade da iniciativa é ofertar acolhimento inicial para quem possa estar passando por situações difíceis em razão do quadro geral da pandemia. Trata-se de um espaço de cuidado em saúde mental que objetiva oferecer escuta qualificada a trabalhadores que percebam a necessidade de suporte profissional em razão de uma crise ou situação pontual, ou que possuam alguma dúvida sobre o atual cenário de pandemia.
“O acolhimento tem caráter preventivo, informativo e de orientação individual, buscando ajudar na clarificação e organização da situação de crise, busca conjunta de estratégias de enfrentamento e resolução de problemas a partir de recursos do próprio trabalhador e de sua rede de apoio (familiares, amigos, serviços de saúde disponíveis). No entanto, não se trata de psicoterapia", explicou a presidente da C3, a psicóloga Ludmila Pinho.
Os trabalhadores do IF Sudeste MG interessados em participar da ação, devem se inscrever através do formulário de Acolhimento em saúde mental em tempos de pandemia.