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IF Sudeste MG relembra dois anos da pandemia às vésperas do retorno presencial
Dois anos. Para muitos, toda uma vida. Para o IF Sudeste MG, um parêntese numa história de 112 anos. Como esportistas de grandes maratonas, o IF Sudeste MG “treinou” seu retorno presencial com muito cuidado e esforço.
Hoje, dia 17 de março, quando completamos dois anos da portaria Portaria-R nº 216/2020 , que suspendeu as atividades presenciais no IF Sudeste MG, estamos como atletas preparados na linha de partida. Prontos e a postos para o retorno 100% das atividades presenciais, que retornam em algumas unidades na próxima segunda-feira, dia 21 de março.
Mas, como diz o ditado: “treino é treino e jogo é jogo”. Por isso, segundo o reitor do IF Sudeste MG, Professor André Diniz, este será um ano de adaptações e resiliência.
“A nossa perspectiva agora, nesse primeiro ano pós-pandemia, é uma perspectiva de adaptação. Não podemos achar que todos os problemas (sobre a pandemia) estarão resolvidos. Fizemos uma transição quando saímos do presencial para o remoto. Agora, novamente, do remoto para o presencial, precisaremos de uma transição. Isso será algo muito caro para muitos estudantes e muitos servidores. Nós precisamos estar atentos a todas essas necessidades”, garante o reitor.
No entanto, Professor André Diniz é enfático em apontar que esse período de dois anos a instituição não parou. Ao contrário. Para muitos servidores e estudantes, a atuação remota, as tensões e incertezas da pandemia da COVID-19, a cada nova variante e nova onda de contágios, tornaram as rotinas de trabalho mais extensas e exaustivas. Muitos, inclusive, se dividindo entre o trabalho e o cuidado com a casa, os familiares idosos ou com comorbidades e as tarefas escolares dos filhos.
“O próprio trabalho on-line (teletrabalho) veio para nos mostrar que podemos ser até mais eficientes que o trabalho presencial... Em termos pedagógicos, fomos obrigados a encarar a tecnologia e as metodologias (metodologia ativa) como ferramentas... Eventos, palestras, que, essencialmente, fazíamos de forma presencial, também funcionaram bem de forma on-line. E, por fim, a própria resiliência que adquirimos enquanto comunidade, enquanto seres humanos, a enfrentar todos esses desafios. Isso nos amadureceu muito enquanto instituição”, avalia André.
O que fizemos
Nesses dois anos, a instituição promoveu diversos regramentos para institucionalizar a atuação remota, auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade e preparar o corpo docente e corpo técnico administrativo para as rotinas e atividades remotas sem perder a qualidade do ensino, o volume de projetos de Pesquisa e Extensão, bem como o cuidado no trabalho administrativo.
Foram editais de benefício emergencial, auxílio internet, auxílio a aquisição de equipamentos de informática, entre outros, para os estudantes de baixa renda do IF Sudeste MG. Somente em projetos de Extensão, foram publicados em dois anos, 114 editais envolvendo a Reitoria e cada uma das 10 unidades. Somente em 2020, os 55 projetos de Extensão desenvolvidos envolveram 475 colaboradores, entre servidores e alunos e mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente nas ações. Foram desenvolvidos projetos que permitiram desde doação de cestas básicas e kits de higiene pessoal e limpeza às famílias dos municípios em que os campi, campi avançados e Reitoria estão instalados, quanto o desenvolvimento de tecnologia para roupas cirúrgicas, máscaras face shield e outras inovações que auxiliaram no combate direto à pandemia.
Em termos de organização da instituição como um todo, tivemos o Projeto Reencontro, que iniciou suas atividades em julho de 2020. O projeto Reencontro teve por objetivo “construir uma proposta coletiva, com a participação dos dirigentes, cargos e funções estratégicos, representantes docentes, técnicos administrativos em educação (TAEs) e estudantes do IF Sudeste MG, de gestão integrada e compartilhada no estabelecimento de prioridades”, segundo a apresentação do Projeto Reencontro 2020. O trabalho a partir daí foi subdividido em 10 comissões temáticas que orientaram o trabalho desenvolvido nas atividades finalísticas (Ensino, Pesquisa e Extensão) e atividades meio (Gestão de Pessoas, Administração e Desenvolvimento Institucional) da instituição. Em setembro de 2020, teve ainda início as atividades do ERE (Ensino Remoto Emergencial) que retomou as atividades acadêmicas no IF Sudeste MG.
Em 2021, pandemia continua...
As atividades continuaram no segundo ano da pandemia, com o Projeto Reencontro 2021. Houve uma reestruturação do projeto Reencontro, que passou a contar com seis comissões e que juntos elaboraram e prepararam nosso retorno gradual e seguro para as atividades presenciais com o Plano de Retomada.
“O Plano de Retomada foi de uma grande necessidade institucional, você ter uma forma clara e objetiva de definir se você iria intensificar ou voltar atrás na quantidade de atividades presenciais disponíveis (a partir dos cenários). Então, o Plano de Retomada nos conduziu muito bem nesse período em que ele ficou vigente. Agora, ele nos leva ao cenário 4 exatamente quando as primeiras unidades iniciam seus períodos letivos que, de acordo com a legislação (Lei 14.218/2021) precisam ser totalmente presenciais”, ressalta o reitor, Professor André Diniz.
Retorno presencial
Atendendo ao disposto no Plano de Retomada e na Lei n° 14.218/21 do Ministério da Educação, o IF Sudeste MG definiu, em reunião extraordinária da Comissão Central do Projeto Reencontro, realizada na última quarta-feira, 16 de março, o avanço da instituição para o Cenário 4: atividades presenciais plenas. A partir da decisão, a comunidade acadêmica deve se preparar para a total retomada das atividades presenciais, acadêmicas e administrativas, no início do ano letivo de 2022.
O retorno às atividades presenciais também acontece no mês que marca o primeiro ano da gestão de André Diniz. A última unidade a voltar as aulas será o Campus Santos Dumont, em 04 de abril, coincidentemente, a unidade em que o atual reitor foi diretor-Geral por 10 anos. Em 26 de abril de 2021, a gestão atual foi empossada. Uma transição desafiadora feita em meio ao trabalho remoto e as incertezas do contexto da pandemia durante o ano de 2021.
Ainda assim, Professor André destaca alguns avanços como os esforços para implementar de forma efetiva no IF Sudeste MG a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão por meio da discussão sobre a a curricularização da Extensão, a curricularização da Pesquisa e a integração nos cursos neste novo contexto.
Outro desafio que já está sendo encarado de frente, é a estruturação do sistema institucional, o SIG (SIGRH, SIGAA, SIGA-ADM, SIPAC) que estava desatualizado há três anos. Embora a atualização possa causar transtornos, o reitor garante que vai trazer melhorias, mais funcionalidades e otimização do sistema. Entendendo que a Indústria 4.0 veio para ficar, a necessidade da tecnologia e ferramentas de comunicação devem permanecer mesmo em um contexto pós-pandemia.
Outra mudança do período pandêmico que deverá se estabelecer é o repensar das formas de atuação e organização do trabalho no IF Sudeste MG. Nesse sentido, já está sendo discutido em âmbito institucional a implementação do teletrabalho.
“Temos outros projetos institucionais. Estamos negociando com as prefeituras de termos centros de referência para as cidades e aí termos cursos, a princípio à distância, polos de educação à distância em várias cidades, aumentando a abrangência da nossa atuação. Então, 2022 será um período de transição para um novo modelo de atuação presencial, mas a instituição não pode parar”, finaliza.
E como toda corrida, o IF Sudeste MG não prevê o que aguarda a instituição no ano de 2022, mas a certeza que fica, é que estamos preparados. E seguiremos juntos.
Para conferir a entrevista exclusiva do reitor, clique aqui
Texto: Juliana Rodrigues
Revisão: Mara Felippe