Geral
DIRAD realiza evento on-line sobre 20 anos da Lei de Libras
Evento 20 anos da Lei de Libras: Os desafios na Educação Profissional e Tecnológica de Surdos no IF Sudeste MG acontece no dia 27 de abril, às 18 horas
Neste último domingo dia 24 abril foi celebrado o 20° aniversário da Lei de Libras. A Lei 10.436, sancionada em 2002, é considerada marco histórico nas lutas da Comunidade Surda Brasileira por direito.
Em comemoração a essa data histórica, a Diretoria de Apoio ao Discente – DIRAD do IF Sudeste MG, a Coordenação de Ações Inclusivas(CAI) e os Núcleos de Ações Inclusivas(NAIs) dos Campi convidam a toda comunidade acadêmica para participar do evento on-line "20 anos da Lei de Libras: Os desafios na Educação Profissional e Tecnológica de Surdos no IF Sudeste MG". O evento acontece nesta quarta-feira, dia 27 de abril às 18h e será transmitido no canal oficial no YouTube do IF Sudeste MG.
No Brasil, existe a Libras (Língua Brasileira de Sinais), que é uma língua de modalidade gestual-visual, reproduzida através de sinais, expressões faciais e corporais, possuindo um alfabeto e estrutura linguística e gramatical própria.
No país, cerca de 5% da população é surda e, parte dela usa a Libras como auxílio para comunicação. De acordo com dados do IBGE, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.
“Após a lei, passa-se a respeitar a singularidade linguística dos surdos, considerando a Libras como sua primeira língua e a língua portuguesa como segunda língua, e principalmente tornando possível que tenham acesso a ambas dentro do contexto escolar”, explica Aurora Maria Baptista da Silva, diretora da DIRAD e uma das organizadoras do evento “20 anos da Lei de Libras”.
Segundo Aurora, a partir da Lei 10.436 foram desencadeadas diversas outras formas de valorização e conquista de espaços sociais para os surdos exercerem sua cidadania. A partir dela, a comunidade surda conquistou o direito a ter o intérprete de Libras como mediador da comunicação nos diversos ambientes frequentados por eles. “Isto potencializa e muito a sua qualidade de vida e de interação, muito prejudicada até então devido à falta de acesso às informações”, reforça a diretora.
O evento on-line "20 anos da Lei de Libras” terá uma mesa-redonda com a participação de servidores docentes e técnicos- administrativos do IF Sudeste MG, um aluno surdo do Campus Muriaé e uma convidada especial do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Palhoça Bilíngue - (Libras/Português).
“A importância deste evento se dá pelo fato de ser nossa função enquanto agentes públicos e instituição de ensino promover a difusão da importância e o uso da Libras dentro de nossa instituição e conscientizando a todos da relevância da Libras no processo de interação entre os surdos, ouvintes e escola”, finaliza Aurora Baptista.
Para participar e enviar perguntas basta acessar o formulário no link abaixo. O link também estará disponível na descrição do YouTube durante todo o evento.
Link: https://forms.gle/QNQwR2LHUNvRGyfQ8
Confira a programação:
Mesa Redonda
27/04, às 18 horas
Profa. Simone Gonçalves de Lima da Silva- IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue
Professor Anderson Geraldo Rodrigues- IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei
Thobias Godinho de Castro- aluno do IF Sudeste MG- Campus Muriaé
Heverton Vinícius de Oliveira Fernandes- Tradutor e Intérprete de Libras- IF Sudeste MG - Campus Barbacena
Aurora Maria Baptista da Silva- diretora da DIRAD ( Diretoria de Apoio ao Discente) do IF Sudeste MG
Apresentação: Margareth Moreira Couitinho e Silva- coordenadora de ações Inclusivas do IF Sudeste MG.
Conheça os participantes:
Professora Simone Gonçalves de Lima da Silva, Professora de Libras, Surda, doutora em linguística, Servidora do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Palhoça Bilíngue - (Libras/Português) com experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, ação docente, tradução e interpretação de libras/português, língua de sinais e cidadania.
Professor Anderson Geraldo Rodrigues, Professor de Libras, Surdo, Especialista em educação de surdos, Servidor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG - Campus São João Del Rei - SJDR, primeiro e até agora único servidor surdo do IF Sudeste MG, Coordenador do Núcleo de Ações Inclusivas do IF sudeste MG - Campus SJDR, com experiência na área de ensino de Libras como L1 para surdos e como L2 para ouvintes, ensino de português como L2 para surdos e tradução-interpretação de Libras-Português, experiência docente em sala de recurso.
O Aluno Thobias Godinho de Castro do 7° período do curso Superior em Administração do IF Sudeste MG - Campus Muriaé , Surdo congênito e com síndrome de Usher.
O Tradutor e Intérprete de Libras Heverton Vinícius de Oliveira Fernandes, Graduado em Letras - Língua Portuguesa, especialista em Libras, servidor efetivo do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, com experiência na área de Tradução e Interpretação Libras/Português desde de 2002.
A Diretora de Apoio ao Discente Aurora Maria Baptista da Silva, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica, Graduada em Letras - Português e Inglês, Servidora efetiva Assistente de Aluno do IF Sudeste MG - Campus Barbacena com especialização na área de "Educação Especial Inclusiva" e " Língua Brasileira de Sinais e educação especial."