Destaque
Prorrogadas as inscrições para a seleção de projetos de Ensino com foco em Ações Afirmativas e Ações Inclusivas
Servidores do IF Sudeste MG com ideias e propostas inovadoras em Ações Afirmativas (AF) ou Ações Inclusivas (AI) terão a oportunidade de receber apoio financeiro para a execução de seus projetos. Os editais de números 28/2022 e 29/2022, publicados pela Diretoria de Apoio ao Discente (Dirad), regem a seleção de propostas nas duas frentes. As inscrições foram prorrogadas, conforme retificações dos cronogramas e vão até 17 de março.
A iniciativa tem como objetivo principal a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem por meio de atividades extraclasse, especialmente no que tange à promoção da equidade. Além disso, ambos pretendem desencadear e incentivar processos de inovação na prática pedagógica, bem como estimular práticas com foco na permanência e no êxito dos estudantes. Os projetos submetidos serão avaliados segundo sete critérios, tais como justificativa e viabilidade de execução.
Após o resultado da seleção, previsto para 3 de abril de 2023, os coordenadores de cada projeto classificado procederão às chamadas de bolsistas, para o preenchimento de 22 vagas em níveis técnico e graduação. Esta segunda etapa, de seleção de estudantes, terá início a partir de 11 de abril e poderá se estender até 26 de abril, dependendo do projeto. As atividades desenvolvidas pelos alunos selecionados serão realizadas sob orientação e supervisão de servidores, sem prejuízo de atividades acadêmicas regulares.
Confira abaixo algumas particularidades de cada edital.
Ações Afirmativas (Edital 28)
As inscrições devem ser feitas por servidor(a) em efetivo exercício, por meio de formulário próprio (Anexo II) e envio de projeto conforme modelo (ANEXO III), até 17 de março, conforme retificação do edital. Tal documentação deve ser enviada para o endereço de e-mail: acoesafirmativas.reitoria@ifsudestemg.edu.br.
O projeto precisa incluir a quantidade de bolsas que se julga necessária à execução. E também é obrigatória a apresentação de temática relacionada às questões de gênero (mulheres), ou às questões de sexualidade e identidade de gênero (LGBTQIA+) ou às questões étnico-raciais.
O edital prevê 10 bolsas. A avaliação das propostas levará em conta características como integração e inovação, considerando as demandas institucionais na área de atendimento ao público da educação especial inclusiva, bem como associação com as noções de interdisciplinaridade e multiprofissionalidade.
Ações Inclusivas (Edital 29)
As inscrições devem ser feitas por servidor(a) em efetivo exercício, por meio de formulário próprio (Anexo II) e envio de projeto conforme modelo (ANEXO III), até 17 de março, conforme retificação do edital. Tal documentação deve ser enviada para o endereço de e-mail: acoesinclusivas@ifsudestemg.edu.br.
O edital prevê 12 bolsas. A avaliação das propostas levará em conta seu potencial de gerar novos conhecimentos capazes de promover a organização e a mobilização social, acadêmica e estudantil, bem como a implementação de práticas pedagógicas ligadas às Ações Afirmativas.