Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 03 > Em reunião com líder da bancada mineira, FORIPES pede divisão igualitária de emendas
conteúdo

Geral

Em reunião com líder da bancada mineira, FORIPES pede divisão igualitária de emendas

Reitores do FORIPES estiveram reunidos com Deputado Luiz Fernando Faria (PSD) em Brasília, na quinta-feira (23/03). André Diniz mostrou-se animado. Confira!

Reitores integrantes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (23/4), em Brasília, com o líder da bancada mineira no Congresso Nacional, deputado Luiz Fernando Faria (PSD). O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar demandas que buscam colaborar para a sustentabilidade financeira das universidades e institutos federais do estado de Minas Gerais.

Atualmente são duas emendas direcionadas à bancada mineira no Congresso Nacional, na área da educação: uma para contemplar as 11 universidades do estado e outra para 5 institutos e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Uma segunda reivindicação do Foripes é que o valor dessas emendas ganhe acréscimo, já que a proporcionalidade dos recursos destinados à educação tem sido reduzida nos últimos anos.

O reitor André Diniz está animado com os possíveis desdobramentos do encontro: "A reunião foi extremamente produtiva e animadora. O deputado mostrou-se  sensível às nossas demandas e comprometeu-se a levá-las para a bancada".

Sobre o Foripes

O Fórum foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público. Segundo o Censo da Educação Superior (2021), Minas Gerais tem mais de 200 mil matriculados na rede pública de ensino superior, o que equivale a 11% do total nacional, com grande impacto, portanto, sobre a formação profissional no País, além da ampla capacidade instalada para pesquisa, inovação e interação com a sociedade, por meio da extensão universitária. 

As 18 instituições que constituem hoje o Foripes buscam articular ações integradas que colaborem para a defesa da educação e da ciência, formando um espaço de cooperação e interação. São elas: UFLA, UFV, UFSJ, Unifal, UFTM, UFU, Cefet, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

 * Com informações do site da UFLA: https://ufla.br/noticias/institucional/15817-foripes-solicita-a-bancada-mineira-do-congresso-nacional-divisao-equitativa-das-emendas-para-universidades-e-institutos

registrado em: