Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 05 > Indicações Geográficas: IF Sudeste MG tem dois projetos aprovados em edital da Setec

"IG das selas de couro de Dores de Campos", do Campus SJDR, e "Fortalecimento e promoção do café da região das Matas de Minas", do Campus Manhuaçu, receberão apoio total de até R$111 mil.

Neste mês de maio, o IF Sudeste MG apresenta mais uma conquista que se refletirá positivamente na sociedade. A instituição teve dois projetos aprovados no Edital nº 03/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), destinado ao apoio de propostas voltadas ao diagnóstico, à estruturação para registro e ao fortalecimento de Indicações Geográficas* (IGs). São eles:

"Indicação geográfica das selas de couro de Dores de Campos", coordenado pelo professor Leandro Eduardo Vieira Barros, do campus São João del-Rei

"Fortalecimento e promoção do café da região das Matas de Minas", coordenado pela professora Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, do Campus Manhuaçu

O primeiro projeto foi aprovado no Eixo II do edital, que destina-se à estruturação de registro de IGs junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pode receber apoio de até R$62.400. Já segundo, foi aprovado no Eixo III, que tem como finalidade a promoção e fortalecimento de negócios, por meio de incubação de instituições representativas de IGs com pedidos concedidos ou em análise. Este poderá ser financiado em até R$49.200. Ambos os recursos serão oriundos do Ministério da Educação, o que viabilizará a execução das propostas e consequente obtenção de resultados previstos.

A chamada pública para a qual os projetos foram aprovados baseia-se em atividades de extensão, pesquisa, desenvolvimento e inovação nas instituições da Rede Federal, com vistas a estimular o empreendedorismo e a inovação. Espera-se ainda que tais atividades tenham como foco o fortalecimento dos empreendimentos existentes nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e a criação de novos negócios relacionados à realidade territorial em que estão inseridas.

Aplicação dos recursos

A distribuição dos recursos para execução dos projetos se dará pela concessão de bolsas aos servidores e discentes atuantes. No projeto do Eixo II, a equipe será composta por um coordenador (20h/ semana), com bolsa de R$ 1.100,00; um coordenador adjunto (20h/semana), com bolsa de R$ 1.100,00; um colaborador externo (40h/semana), com bolsa de R$ 2.200,00; além de dois estudantes (10h/ semana), com bolsa de R$ 400,00 cada.

No projeto do Eixo III, estão garantidas: uma bolsa (20h/semana) no valor de R$ 1.100,00 para o coordenador do projeto; duas bolsas com o mesmo valor e carga horária para colaborador externo; e duas bolsas de 10h semanais para estudante no valor de R$ 400,00 cada.

Com essas iniciativas, o IF Sudeste MG fortalece seu papel de referência na formação de profissionais qualificados e na produção de conhecimento voltado para o progresso social e econômico.

* Indicações Geográficas são registros conferidos a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer, como por exemplo, em Minas Gerais: o queijo canastra.