Geral
Submissões de livros para lançamento nos VII ENNEABI e VII ERAS terminam nesta sexta (7)
"A história dos negros está ainda na oralidade e tem de ser escrita. Muitos não foram reconhecidos pelo que fizeram. Então, precisamos recontar essas histórias, dar rostos e nomes a pessoas que foram invisibilizadas pelo racismo ou pela falta de oportunidade". Essa é uma fala da assistente social e escritora Selma dos Santos Dealdina no site www.uol.com.br* , mulher preta, remanescente quilombola que organizou junto a outras 17 mulheres quilombolas o livro: "Mulheres Quilombolas - Territórios de existências negras femininas".
Tradicionalmente, a oralidade marca a estrutura do narrar e reverberar dos povos negros e indígenas ao longo de sua história. Mas depois de mais de 500 anos em que as histórias dos "griots" são registradas em livros por pesquisadores e intelectuais, como diz Selma dos Santos é a hora de se recontar essas histórias pela perspectivas daqueles que foram invisibilizados.
Pensando nisso, a Comissão Organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS está com a chamada para lançamentos de livros que comporão a programação do evento . As inscrições terminam nesta sexta-feira, até 07 de julho.
Sobre a chamada
Os autores interessados em lançar seu livros, devem preencher formulário próprio (link abaixo) e a temática do mesmo deve estar de acordo com os eixos temáticos definidos pela Comissão Científica do evento, a saber:
- Ageísmo Negro e Preconceito
- Branquitude e Relações Raciais
- Direitos, ações afirmativas e políticas públicas
- Educação para as relações étnico-raciais (ERER)
- Mídia e negritude
- Negros(as) / in indígenas Arte, literatura e culturas afro-brasileiras e africanas ou indígenas, inovação e tecnologias:
- Negros(as) / indígenas e ciências exatas
- Quilombos e quilombolas; Educação escolar quilombola; Saberes e Territorialidades
- Raça, corpo, gênero, sexualidades e interseccionalidades
- Relações de trabalho
- Religiosidades, ancestralidades
- Saúde, corpo e diversidades étnico raciais
- Sustentabilidade
- Territórios e territorialidades afro-indígenas
Sobre o VII ENNEABI
Com o tema "A Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”, o IF Sudeste MG sediará no Campus São João del-Rei o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dia 14 a 16 de setembro de 2023. A programação ainda está sendo definida.
A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país.
A chamada de lançamento de livros tem como objetivo oportunizar a participação dos alunos, docentes e servidores de toda Rede Federal, sendo um evento nacional, bem como pesquisadores, parceiros e instituições que tenham foco nas Relações Raciais.
Já o formulário de inscrição tem por finalidade a coleta dos dados pessoais necessários para o registro da proposta de chamadas para o lançamento de livros "VII ERAS e VII ENNEABI" e posterior contato com o titular que tiver sua proposta contemplada.
Sobre o ENNEABI
O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).
Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.
A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.
Nesse momento de retorno do Ministério da Igualdade Racial, cuja ministra é Anielle Franco, irmã de Marielle e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob comando de Sônia Guajajaras, espera-se que novas políticas públicas apontem para ampliação do acesso às instituições de ensino públicas federais, em todas as modalidades e a defesa da equidade, da diversidade e do respeito nos ambientes acadêmicos.
Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui
Para acessar o site do evento, clique aqui
* Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/10/27/em-livro-escritora-chama-atencao-para-a-questao-quilombola-no-brasil.htm?cmpid=copiaecola