Destaque
Painel aponta alta satisfação de usuários com serviços digitais do IF Sudeste MG
O Painel de Monitoramento de Serviços Federais demonstra que o IF Sudeste MG vem ampliando e aprimorando sua prestação de serviços digitais. A nota média obtida a partir de avaliações dos usuários é de 4.3, em escala máxima de 5 - resultado que posiciona a instituição como 27ª mais bem avaliada entre 221 entidades federais presentes no portal. A avaliação de um serviço é totalmente voluntária, facultada ao cidadão ou à cidadã após a finalização do uso.
Além da satisfação dos usuários, o IF Sudeste MG apresenta alto nível de digitalização: dentre os 16 serviços digitalizáveis, 15 já são digitais, representando um índice de quase 94%. O processo de digitalização a aprimoramento são parte do Plano de Transformação Digital (PTD) e embora já viesse ocorrendo antes da pandemia, foi intensificado com ela, dada a impossibilidade de cidadãos comparecerem pessoalmente às unidades da instituição.
As melhorias são relatadas pelo diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IF Sudeste MG, Igor Meneguitte Ávila: “Durante e depois da pandemia, nós trabalhamos numa melhoria contínua dos serviços digitais. Inicialmente, sem unificação de canais digitais e sem interoperabilidade de sistemas. Atualmente, os nossos serviços estão na plataforma gov.br, utilizando o login único do Governo Federal e interoperando, ou seja, consultando as bases de dados da Receita Federal do Brasil, Correios e Tribunal Superior Eleitoral.” Entre as vantagens da interoperabilidade, está o acesso a informações atualizadas dos cidadãos e cidadãs, o que favorece a qualidade dos dados e evita uma série de problemas, além de garantir-se o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Próximos passos
Como a possibilidade de avaliação de serviços foi disponibilizada para o Processo Seletivo 2024 (em andamento), espera-se a sua finalização, ou seja, a conclusão da etapa de matrículas, para um novo monitoramento de resultados. Assim, garante-se uma percepção mais completa sobre a satisfação dos usuários com os dois principais grupos de serviços do IF Sudeste MG (inscrições e matrículas).
Quanto a novas digitalizações, a proposta é focar em serviços relacionados a concursos, incluindo-os numa próxima etapa do PTD. Além disso, a DGTI aguarda atualização do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para uma possível inclusão do serviço Encceja (o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
“A transformação digital é um processo de melhoria contínua. Temos alguns serviços que ainda não estão digitalizados e outros que ainda não são compatíveis com os nossos sistemas institucionais”, apontou o diretor de TIC. Assim, ainda há vários desafios para a implementação dos serviços que ainda não estão digitalizados, sendo um dos principais a falta de força de trabalho. Atualmente, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI) não conta com nenhum servidor totalmente dedicado a estas ações, sobrecarregando aqueles que precisam atuar tanto na transformação quanto em outras demandas institucionais.
E, para Igor, o motivo da alta satisfação dos usuários está justamente no engajamento das equipes técnicas e de negócio. “Apesar de alguns dos nossos sistemas terem algumas limitações, como não funcionarem perfeitamente em dispositivos móveis (responsividade), superamos essas limitações com um atendimento rápido, atencioso e eficiente. Todos os envolvidos no processo estão sempre preocupados com a qualidade do serviço que está sendo prestado aos nossos usuários, tanto aos candidatos quanto aos alunos que estão ingressando na instituição”, declarou.