Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2023 > 11 > Painel aponta alta satisfação de usuários com serviços digitais do IF Sudeste MG
conteúdo

Destaque

Painel aponta alta satisfação de usuários com serviços digitais do IF Sudeste MG

Portal Governo Digital exibe nota média de 4.7/ 5 e posiciona a instituição em 27º lugar dentre 221 cadastradas

O Painel de Monitoramento de Serviços Federais demonstra que o IF Sudeste MG vem ampliando e aprimorando sua prestação de serviços digitais. A nota média obtida a partir de avaliações dos usuários é de 4.3, em escala máxima de 5 - resultado que posiciona a instituição como 27ª mais bem avaliada entre 221 entidades federais presentes no portal. A avaliação de um serviço é totalmente voluntária, facultada ao cidadão ou à cidadã após a finalização do uso.

print painel gov.br.png

Além da satisfação dos usuários, o IF Sudeste MG apresenta alto nível de digitalização: dentre os 16 serviços digitalizáveis, 15 já são digitais, representando um índice de quase 94%. O processo de digitalização a aprimoramento são parte do Plano de Transformação Digital (PTD) e embora já viesse ocorrendo antes da pandemia, foi intensificado com ela, dada a impossibilidade de cidadãos comparecerem pessoalmente às unidades da instituição. 

As melhorias são relatadas pelo diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IF Sudeste MG, Igor Meneguitte Ávila: “Durante e depois da pandemia, nós trabalhamos numa melhoria contínua dos serviços digitais. Inicialmente, sem unificação de canais digitais e sem interoperabilidade de sistemas. Atualmente, os nossos serviços estão na plataforma gov.br, utilizando o login único do Governo Federal e interoperando, ou seja, consultando as bases de dados da Receita Federal do Brasil, Correios e Tribunal Superior Eleitoral.” Entre as vantagens da interoperabilidade, está o acesso a informações atualizadas dos cidadãos e cidadãs, o que favorece a qualidade dos dados e evita uma série de problemas, além de garantir-se o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Imagem de Freepik.comPróximos passos

Como a possibilidade de avaliação de serviços foi disponibilizada para o Processo Seletivo 2024 (em andamento), espera-se a sua finalização, ou seja, a conclusão da etapa de matrículas, para um novo monitoramento de resultados. Assim, garante-se uma percepção mais completa sobre a satisfação dos usuários com os dois principais grupos de serviços do IF Sudeste MG (inscrições e matrículas). 

Quanto a novas digitalizações, a proposta é focar em serviços relacionados a concursos, incluindo-os numa próxima etapa do PTD. Além disso, a DGTI aguarda atualização do Sistema Integrado de Gestão (SIG) para uma possível inclusão do serviço Encceja (o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

A transformação digital é um processo de melhoria contínua. Temos alguns serviços que ainda não estão digitalizados e outros que ainda não são compatíveis com os nossos sistemas institucionais”, apontou o diretor de TIC. Assim, ainda há vários desafios para a implementação dos serviços que ainda não estão digitalizados, sendo um dos principais a falta de força de trabalho. Atualmente, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI) não conta com nenhum servidor totalmente dedicado a estas ações, sobrecarregando aqueles que precisam atuar tanto na transformação quanto em outras demandas institucionais. 

E, para Igor, o motivo da alta satisfação dos usuários está justamente no engajamento das equipes técnicas e de negócio. “Apesar de alguns dos nossos sistemas terem algumas limitações, como não funcionarem perfeitamente em dispositivos móveis (responsividade), superamos essas limitações com um atendimento rápido, atencioso e eficiente. Todos os envolvidos no processo estão sempre preocupados com a qualidade do serviço que está sendo prestado aos nossos usuários, tanto aos candidatos quanto aos alunos que estão ingressando na instituição”, declarou.