Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 06 > Lançada pedra fundamental do novo campus do IF Sudeste MG em São João Nepomuceno

Destaque

Lançamento foi feito pelo presidente Lula em cerimônia na capital de Minas Gerais, em meio a anúncios de investimentos em Educação no estado

IMG_3625.JPGIniciada uma nova fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, foram lançadas as primeiras pedras fundamentais de novos campi de Institutos Federais a serem criados no estado de Minas Gerais: Campus Quilombo Minas Novas e Campus São João Nepomuceno, sendo este último a mais nova unidade do IF Sudeste MG, assim como o Campus Caratinga. O lançamento foi feito pelo presidente Lula, em cerimônia na manhã desta sexta-feira (28) em Belo Horizonte (MG) e contou com a presença do reitor André Diniz, da pró-reitora de Extensão Rosana Machado, além da direção-geral dos campi Barbacena, Rio Pomba e São João del-Rei, o técnico administrativo responsável pelo futuro Campus Caratinga e até estudantes do IF Sudeste MG.

Os dois lançamentos foram os primeiros a serem feitos, dentre oito novos campi anunciados pelo Governo Federal em Minas Gerais, devido ao avanço no processo de implantação. São considerados quesitos como dominialidade (posse da União sobre o local de funcionamento), previsão de início das atividades e a assunção da responsabilidade sobre o campus por parte de um servidor efetivo. No caso de São João Nepomuceno, os primeiros alunos serão recebidos para o Programa Mulheres Mil e o professor responsável é Cleuber Raimundo (Campus Rio Pomba) que também prestigiou o evento.

Na ocasião, também foram anunciados mais de R$1 bilhão em investimentos para a educação técnica e superior em Minas Gerais. Deste montante, uma parte é destinada à consolidação das unidades já existentes, envolvendo obras que contribuirão diretamente para o IF Sudeste MG. São elas:

- Campus Barbacena: restaurante estudantil
- Campus Avançado Bom Sucesso: construções, reformas e ampliações
- Campus Caratinga: novo campus
- Campus Manhuaçu: biblioteca, bloco didático-pedagógico e restaurante estudantil
- Campus Santos Dumont: restaurante estudantil, construções, reformas e ampliações
- Campus São João del-Rei: bloco didático-pedagógico, construções, reformas e ampliações diversas
- Campus São João Nepomuceno: novo campus
- Campus Avançado Ubá: sede do campus

servidores e alunos IF cerimônia pedra fundamental SJNFindada a cerimônia, o reitor André Diniz demonstrou sua satisfação com a participação do IF Sudeste MG:  “Se fomos convidados, é porque houve um trabalho anterior, de preparação do projeto, de negociação com a prefeitura…sermos os primeiros comprova a nossa capacidade de resposta. É muito importante pra gente esse momento de fortalecimento da instituição”, ressaltou.

A cerimônia também foi uma oportunidade de contato dos gestores com ministros, deputados e autoridades federais. Entre elas, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, a quem o reitor repassou ações para a consolidação das unidades do IF Sudeste MG.

Texto: Elisa Franco
Imagens: Ricardo Stuckert e arquivo pessoal