Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 06 > Últimos dias: “IF Solidário: Unidos pelo Rio Grande do Sul” recebe doações até sexta-feira (5)

Doadores podem optar por Pix para compra de água ou entrega de itens diretamente em pontos de coleta

PROEX_imagem_wide_if-solidario-3_2024-05-22

Desde meados de maio, com apoio de instituições parceiras, o IF Sudeste MG vem arrecadando doações para auxiliar as vítimas da maior tragédia climática do sul do país, por meio do projeto "IF Solidário 3: Unidos pelo Rio Grande do Sul". A campanha encerra o período de coleta na próxima sexta, 5 de julho, e os realizadores contam especialmente com a solidariedade daqueles (servidores ou não) que ainda não contribuíram para amenizar os efeitos das enchentes, causadoras de estragos em 446 municípios no RS, ao menos 146 mortes e prejuízos a mais de 2 milhões de pessoas.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa, de duas formas: via Pix ou levando-se itens diretamente até os pontos de coleta. No primeiro caso, os recursos serão recebidos pela instituição parceira Fadepe e serão exclusivamente empregados na compra de água para as vítimas. O valor fica a critério do doador, que pode fazer a transferência copiando a chave aleatória abaixo ou lendo o QR Code que aparece a seguir:

39e312aa-5f43-4bfe-b185-851abb19d74a

Qrcode.png

Já as doações físicas podem ser feitas nos pontos de coleta de cada campus participante (veja lista). Segundo a Pró-Reitoria de Extensão do IF Sudeste MG, que coordena e articula o projeto, serão recebidos:

- materiais de limpeza SECOS (ex: sabão em barra, sabão em pó…);
- materiais de higiene pessoal SECOS (ex: absorvente, sabonete, escova de dente etc);
- alimentos SECOS (ex: arroz, feijão, leite em pó, café, achocolatado);
- água potável.

Por que os itens precisam ser secos?
Inicialmente, os Correios estavam transportando doações de diversos tipos na mesma carga, o que levou ao desperdício de material seco, quando acidentalmente se rompia a embalagem de um item líquido.  É o que explica a pró-reitora de Extensão do IF Sudeste MG, Rosana Machado. Para evitar este tipo de incidente e otimizar as entregas, as cargas passaram a ser divididas entre itens secos, em geral, e carregamentos de água.  Ela também salientou que, para a campanha do Rio Grande do Sul, os Correios não estão fazendo o transporte de roupas, calçados, alimentos líquidos, material de higiene líquidos, brinquedos, etc. Assim, caso sejam feitas doações diferentes das listadas acima, elas serão direcionadas para as outras ações do IF Solidário.

Endereços para entrega de doações

Campus Barbacena
Segunda a sexta, das 7h às 17h, na portaria do prédio anexo.

Campus Juiz de Fora
Local: R. Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - Juiz de Fora - MG (hall de entrada do Campus Juiz de Fora)

Campus Avançado Ubá
Local: IF SUDESTE MG CAMPUS AVANÇADO UBÁ. Rodovia MGT 265, KM 83, R. Ubá, S/N - Horto Florestal, Ubá - MG

Campus Santos Dumont
Local: R. Técnico Panamá, 45 - Santos Dumont, MG - Recepção do Campus

Campus São João del-Rei
Todos os dias (até 15 de junho), das 8h às 19h, no saguão do prédio I. A doação deve ser deixada em container azul identificado ao lado da Sala de Registros Acadêmicos.

Local: Av. Luz Interior, 360, bairro Estrela Sul, Juiz de Fora - MG.
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As doações poderão ser entregues na portaria da unidade. No caso de servidores que tenham interesse, os itens poderão ser recolhidos em casa; basta enviar a solicitação pelo e-mail gabinete@ifsudestemg.edu.br. É necessário listar os itens e a quantidade, para organização da logística de recolhimento.

Além dos campi já mencionados, as unidades de Muriaé e Rio Pomba também apoiam o projeto, mas não possuem ponto de coleta.

A campanha “IF Solidário: Unidos pelo Rio Grande do Sul” é uma iniciativa é do IF Sudeste MG, enquanto membro da Rede Mineira de Apoio ao RS, composta também pelo IFTM, IFMG e Cefet-MG. Além delas, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) e os Correios são parceiros da campanha.

Atualização constante

Como há mobilizações por todo o país em prol do Rio Grande do Sul, o IF Sudeste MG preocupa-se em incentivar a doação de itens cuja necessidade seja real e urgente. Assim, a ProEx está mantendo constante contato com a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), professora Marlova Benedetti, que vem fornecendo atualizações sobre eventuais mudanças quanto aos itens de maior necessidade entre as vítimas. Foi a gestora do IF gaúcho quem reafirmou, por exemplo, que a água continua a ser demandada como item essencial. “Em várias situações, ele acaba faltando, além de ser um item que os Correios continuam recebendo para destinação”, explica Rosana Machado, que vem recebendo as atualizações de maneira quase instantânea.

Rosana também enfatizou que os Correios estão em constante contato com a defesa civil do RS, motivo pelo qual foram escolhidos pelo IF Sudeste MG para se garantir a realização das entregas. “Por exemplo, na semana passada, os Correios suspenderam o recebimento de roupas, pois elas não são prioridade neste momento”, relatou Rosana. Assim, esta é mais uma forma adotada pela ProEx para manter a campanha atualizada e, consequentemente, atualizar também os doadores interessados em ajudar efetivamente.

Além da atualização de informações sobre a situação no RS, a campanha “IF Solidário: Unidos pelo Rio Grande do Sul” também atualiza a rede de parceiros.

Dúvidas sobre o IF Solidário podem ser enviadas à ProEx, no endereço de e-mail é proex@ifsudestemg.edu.br.

*Fonte: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/geociencias/article/view/17210