Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 07 > “Gênero e Sexualidade”: minicurso do IF Sudeste MG recebe inscrições até 5 de agosto

Capacitação on-line acontece no dia 6 do mesmo mês, voltada a todos os servidores do IF Sudeste MG

Pela primeira vez, a Coordenação de Ações Afirmativas do IF Sudeste MG (CAAF) abre uma oportunidade de aprendizado voltada a todos os servidores da instituição: o minicurso “Gênero e sexualidade: construindo argumentos para o trabalho na escola”, a ser realizado em 6 de agosto, das 14h às 16h.

O minicurso terá como palestrante um profissional convidado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): o professor Roney Polato de Castro. Além de atuar no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da referida universidade, Roney é coordenador adjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED), organização existente desde 2010 e criada por iniciativa do próprio.

O período de inscrições vai de 27 de julho a 5 de agosto, por meio deste formulário on-lineO encontro será Plataforma RNP e não haverá transmissão ao vivo. Portanto, os interessados devem se inscrever para garantir a participação.

Em se tratando de uma instituição como o IF Sudeste MG, empenhada em educar jovens para a inserção na sociedade, Roney Polato acredita ser essencial pensar "em como as questões de gênero e sexualidade constituem as relações vividas nos mais diversos âmbitos sociais é fundamental para um projeto educativo comprometido com os princípios constitucionais de liberdade, democracia, justiça social e laicidade." Assim, para ele, o curso é uma oportunidade de construir percursos formativos com as/os profissionais que estão diretamente envolvidas/os no referido projeto educativo.

A servidora Raquel Lins, responsável pela organização do evento, também comentou sobre sua importância: "A iniciativa do mini-curso, pela coordenação das Ações Afirmativas, é fomentar reflexões e mudanças nas ações pedagógicas e sociais que permeiam as relações de gênero e sexualidades em nossa instituição." Para Raquel, o evento configura-se uma oportunidade de formação para profissionais do IF Sudeste MG repensarem os espaços pedagógicos e institucionais, as relações heteronormativas, as violências, os silenciamentos e os direitos sociais das/os sujeitos que circulam e fazem parte da nossa instituição.

MINICURSO-SITE.png