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IF Sudeste MG capacita lideranças para gestão de conflitos
Lidar com situações de conflito é um desafio para qualquer organização, pois além de sensibilidade, requer o uso de técnicas adequadas. Apostando nessas e outras habilidades para a preparação de suas próprias lideranças, o IF Sudeste MG deu início, na última terça-feira (16) ao curso “Introdução e Técnicas de Gestão de Conflitos”.
O evento, que se estendeu pela manhã e tarde do dia 17/07, no auditório da Reitoria, foi direcionado especificamente aos membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) da instituição. Eles foram conduzidos pelo professor Fernando Guilhon, atual coordenador da empresa Ambar Mediação. Segundo a diretora de Gestão de Pessoas Kelly Maia, a referida empresa foi selecionada por sua competência técnica, reputação e expertise reconhecidas na área, bem como pela abordagem prática e eficaz na capacitação de profissionais para lidar com situações de conflito de maneira construtiva e colaborativa.
Ao adaptar seus programas de capacitação às necessidades específicas do IF Sudeste MG, o resultado foi de alto engajamento dos participantes, que apresentaram feedbacks positivos quanto à relevância e aplicabilidade das técnicas aprendidas, segundo a diretora. Nas palavras de Kelly, a capacitação não apenas fortaleceu as habilidades individuais dos gestores, mas também contribuirá para a construção de uma cultura organizacional mais colaborativa e de um ambiente de trabalho com segurança psicológica, a partir do envolvimento e sensibilização da alta gestão, que ela considera essencial para a implementação de toda e qualquer ação estratégica.
Programa de Gestão Sucessória
O curso “Introdução e Técnicas de Gestão de Conflitos” é parte de um objetivo maior, denominado Programa de Gestão Sucessória. Trata-se de uma iniciativa estratégica, voltada à capacitação e aprimoramento das competências dos atuais e futuros gestores do IF Sudeste MG. Seu objetivo principal é o Desenvolvimento de Pessoas, por meio da oferta de treinamentos e capacitações que permitem aos gestores adquirir competências técnicas, gerenciais e estratégicas necessárias para liderar equipes de forma eficaz.
"Gestores bem preparados têm maior capacidade de implementar processos eficientes e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral."
Kelly explica que tais competências envolvem habilidades de gestão de pessoas, administração financeira e orçamentária, gestão de projetos, entre outras áreas relevantes. “Gestores bem preparados têm maior capacidade de implementar processos eficientes e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Isso contribui para a excelência no ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer a imagem e reputação da instituição”, destaca ela.
Ainda dentro do Programa de Gestão Sucessória, estão sendo planejadas capacitações em temas diversos, com vistas ao desenvolvimento de outras habilidades. Está também em fase de organização uma “trilha formativa”, contendo cursos que estarão disponíveis para realização em qualquer data.