Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 07 > IF Sudeste MG participa de VII Encontro Nacional de Ética em Pesquisa (Encep)

IF Sudeste MG participa de VII Encontro Nacional de Ética em Pesquisa (Encep)

Evento teve o objetivo de promover debates que contribuam para o avanço e a superação dos desafios enfrentados diariamente pelos Comitês de Ética em Pesquisa

O IF Sudeste MG, representado pelo coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEPH), o professor do Campus Barbacena Luiz Carlos Gomes Júnior, marcou presença no VII Encontro Nacional de Ética em Pesquisa (Encep). O evento, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho, em Brasília, e discutiu a pesquisa com seres humanos no Brasil, teve o objetivo de promover debates que contribuam para o avanço e a superação dos desafios enfrentados diariamente pelos Comitês de Ética em Pesquisa.

O Encontro contou com a participação de representantes de CEPs de universidades, hospitais e institutos federais de todo o país e possibilitou grande troca de experiências:

“O evento permitiu muita aprendizagem e trocas de conhecimentos para a construção de ações conjuntas visando garantir que os direitos dos participantes de pesquisa sejam respeitados, conforme a legislação vigente. Algumas informações obtidas no evento auxiliarão muito na finalização do processo de renovação do credenciamento do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos do IF Sudeste MG", comentou o professor.

Luiz Carlos lembra que a participação nos CEPs se constitui como atividade voluntária, não implicando em funções gratificadas ou qualquer compensação financeira e, diante disso, a necessidade de incentivar e valorizar, além de oferecer garantias para a participação de servidores que atuam como relatores e representantes dos participantes de pesquisa (RPPs) foi apontada nas discussões do Encep.

Temas abordados no evento:

- O Sistema CEP/Conep e a Lei nº 14.874/2024: como reduzir os danos na proteção aos Participantes de Pesquisas no Brasil?

- Desafios éticos em pesquisas com novas tecnologias e o uso da inteligência artificial;

- Genomas Brasil - Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão;

- Ressarcimento, agradecimento e presentes que implicam eticamente no consentimento e assentimento.

As oficinas tiveram os seguintes assuntos:

- RPPs - como ser protagonista na defesa da ética em pesquisa com seres humanos;

- Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e a Lei nº 14.874/2024;

- Pesquisas multicêntricas, tipificação, riscos e a Lei nº 14.874/2024;

- Como deve ser a participação dos RPPs nos CEPs? - Resolução CNS nº 647/2020;

- A experiência da Acreditação de CEPs no Brasil.