Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 07 > IF Sudeste MG promove doação de livros a escolas parceiras do programa de extensão “O Brasil é o café e o café é o negro”

A Doação dos livros é uma das etapas da ação extensionista coordenada pelos NEABIs do IF Sudeste MG

Entre os dias 3 e 5 de julho, os coordenadores dos núcleos de estudos afrobrasileiros indígenas (NEABIs) do IF Sudeste MG, responsáveis pelas ações vinculadas ao programa de extensão “O Brasil é o café e o café é o negro, realizaram doações de livros para as escolas públicas parceiras.

Campus Avançado Bom Sucesso

Campus Avançado Ubá

Campus Rio Pomba

Campus São João del-Rei

Campus Manhuaçu

A doação dos livros com produções literárias, acadêmicas e científicas relacionadas à temática das relações étnico-raciais consistiu em uma das etapas da ação extensionista: a criação da biblioteca antirracista. As 13 escolas receptoras estão localizadas nas regiões em que atuam sete campi do IF Sudeste MG e foram selecionadas via chamada pública. Duas delas são escolas quilombolas. Ao todo, foram doados 642 livros e investidos R$27.402,52.

Outras etapas

As outras etapas do programa foram voltadas para a formação em educação para relações étnico-raciais e letramento racial, para o fomento à produção sustentável do café e para o aprimoramento profissional de estudantes. Além disso, as ações realizadas nos campi Barbacena, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, São João del-Rei e nos campi Avançados Bom Sucesso e Ubá visaram fortalecer os NEABIs do IF Sudeste MG, criando espaços para ações que ajudaram a promover a visibilidade da contribuição da população negra para a sociedade brasileira, especialmente na cadeia produtiva do café. Esses espaços foram construídos por meio do diálogo com diversos segmentos da sociedade, incluindo pequenos produtores, cooperativas, famílias, jovens e escolas públicas.

Os recursos financeiros utilizados para a aquisição dos livros e para custear as bolsas de extensão e a compra de materiais foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar. Esses recursos, geridos com o auxílio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE), possibilitaram a realização de 28 ações extensionistas, abrangendo projetos, cursos e eventos.

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs)

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), regulamentados pela Resolução CONSU nº 58/2020, trabalham para ajudar a promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas às identidades e relações étnico-raciais e ao combate ao racismo.