Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 07 > Reitor do IF Sudeste MG participa de mobilização em busca de recomposição orçamentária

Mobilização, denominada Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT, aconteceu em 10 de julho, em Brasília (DF)

O reitor do IF Sudeste MG, André Diniz, participou, no dia 10 de julho, de uma mobilização na Câmara dos Deputados em busca de recomposição orçamentária para as instituições em 2025.

A iniciativa no Parlamento reuniu dirigentes dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II, e foi coordenada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que estima que a Rede Federal necessita de R$ 4,7 bilhões para garantir seu funcionamento no próximo ano.

Essa é a terceira edição consecutiva da mobilização, denominada Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT. “Nossa intenção é conscientizar o Parlamento sobre a importância de a Rede Federal ter um orçamento mais justo e robusto, que realmente atenda às necessidades das instituições”, afirma o presidente do Conif, Elias Monteiro.

“Nossas instituições são casas de educação e têm o respeito das nossas comunidades acadêmicas, sendo reconhecidas por levar uma educação de qualidade aos rincões brasileiros”, completa Monteiro, que também é reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Ele lembra que a Rede Federal tem sofrido desinvestimentos na última década. No último ano, as instituições perderam orçamento no Congresso enquanto o texto enviado pelo Executivo transitava na Casa.

De acordo com um levantamento realizado pelo Fórum de Planejamento do Conif (Forplan), as instituições vinculadas ao Conselho dispunham de um orçamento de R$ 3,6 bilhões em 2015. Neste ano, o montante destinado ao custeio de manutenção, limpeza, energia e pagamento de terceirizados foi de R$ 2,5 bilhões.

*Texto do Portal do Conif, com alterações
Foto: Moacir Evangelista