Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 08 > Aprovados no Processo Seletivo 2024/2 devem se matricular entre 29/08 e 02/09

Aprovados no Processo Seletivo 2024/2 devem se matricular entre 29/08 e 02/09

Edital de matrícula já foi lançado e prevê convocação dos classificados na próxima quarta (28); confira como proceder

Candidatos aprovados no Processo Seletivo 2024/2 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais terão de 29 de agosto a 2 de setembro para se matricular em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. O edital contendo informações sobre matrícula, incluindo datas importantes e documentos necessários, já foi lançado e pode ser acessado em www.ifsudestemg.edu.br/matriculas

Quem deverá se matricular? E como?

Neste primeiro prazo (28 de agosto a 2 de setembro), devem se matricular todos os candidatos convocados em 28 de agosto. Para conferir se seu nome está na lista, o(a) candidato(a) deve acessar a convocação, acessível pelo mesmo endereço eletrônico já citado www.ifsudestemg.edu.br/matriculasA página reúne todas as informações publicadas sobre matrícula e deve ser consultada sempre que necessário.

Após confirmar sobre a convocação e ler atentamente o edital, o(a) candidato(a) deverá acessar o sistema para efetuar a matrícula on-line: matriculas.ifsudestemg.edu.br

A entrega da documentação necessária, como comprovantes de escola pública, renda, Pessoa com Deficiência (PcD), heteroidentificação e família pronafiana, devem ser feitas diretamente no sistema on-line, ou seja, não devem ser entregues de forma presencial. Vale ressaltar ainda que a Diretoria de Processos Seletivos (Copese) não recomenda o uso de dispositivos móveis, como celulares ou tablets, para o procedimento de matrícula, de forma a evitar problemas no funcionamento do sistema.

O resultado provisório de matrículas será publicado em 16 de setembro. Quem tiver o resultado como "indeferido" devido à ausência de algum documento, ainda poderá enviar o que faltou, entrando com recurso entre os dias 17 e 18 do mesmo mês. O resultado final sai em 24 de setembro.

E quem ficou como “excedente”?

Havendo disponibilidade de vagas, o IF Sudeste MG fará a segunda chamada de classificados no dia 5 de setembro. Assim, quem ficou como excedente ainda poderá ser convocado nesta data, realizando a matrícula no sistema entre os dias 6 e 10 de setembro. O “Anexo II” e anexos posteriores do edital trazem as datas importantes especialmente para quem não for contemplado na primeira convocação e precisa esperar surgir vaga.

Importante: além da segunda chamada, estão previstas outras duas convocações (em 26 de setembro e 3 de outubro). E cada convocação tem seu próprio cronograma, com prazos de matrículas diferentes. Quem for convocado(a) e não se matricular dentro do prazo destinado à sua chamada de candidatos, perderá a vaga e não poderá se matricular em outros períodos. Por isso, é muito importante que todos leiam o edital e fiquem atentos(as) aos cronogramas.

Contatos dos campi

Em caso de dúvidas, entre em contato:

Em caso de dúvidas sobre a apuração da renda, a mensagem deve ser enviada para: renda@ifsudestemg.edu.br . Já as dúvidas ligadas a pessoa com deficiência e sobre documentação de heteroidentificação podem ser sanadas pelo e-mail: acoesinclusivas@ifsudestemg.edu.br