Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 08 > Pela segunda vez, Projeto Meditação no Campus é tema de artigo do CoBICET

Pela segunda vez, Projeto Meditação no Campus é tema de artigo do CoBICET

O edital do IF Sudeste MG que selecionou Projetos Extensionistas de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho está dando bons frutos. O "Meditação no Campus", projeto que existe desde de 2018, é tema de artigo aprovado pelo Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Saúde e Tecnologia, o CoBICET, pela segunda vez.

O artigo "A Gamificação em aplicativo auxiliar ao processo de meditação de atenção plena", escrito pelo professor Sérgio Muinhos Barroso Lima e pelos alunos Wekisley de Souza Ananias e Gláucia Lopes de Oliveira, todos do Campus Rio Pomba, será apresentado no V CoBICET, que começou no dia 26 de agosto e termina no dia 30 do mesmo mês.

O trabalho apresenta o processo de gamificação no aplicativo para smartphones mindIF, desenvolvido para utilização no contexto do projeto de extensão Meditação no Campus como auxiliar e estimulador da prática de meditação de atenção plena na comunidade acadêmica do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. O processo de gamificação envolveu o planejamento, a escolha e articulação de elementos de jogos, tais como escores, jogos de memorização, perfis de usuários, tipos de jogos e roteiro, com o intuito de tornar o aplicativo mais atraente para o público-alvo: alunos dos cursos técnicos e graduação, mas também para os demais membros da comunidade acadêmica envolvidos no projeto, com foco em melhorias na qualidade de vida, bem como nos benefícios ao processo ensino-aprendizagem.

Meditação no Campus

O primeiro artigo, apresentado na edição 2023 do CoBICET, teve o projeto Meditação no Campus como tema. A saber, o projeto visa promover a prática de meditação na comunidade acadêmica da Reitoria e dos campi Juiz de Fora e Rio Pomba do IF Sudeste MG. De caráter interdisciplinar, a iniciativa envolve a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho, profissionais de Yoga e meditação e o curso de Ciência da Computação do instituto. O projeto se inspirou nos protocolos MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e MBHP (Mindfulness Based Health Promotion), enfocando técnicas meditativas com benefícios comprovados em grandes centros de pesquisa mundiais.

O evento

Por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, o CoBICET propõe mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar.

Em 2024, o tema é Edição Especial: 5 anos da integração da ciência e tecnologia. O evento está acontecendo de forma totalmente online, com atividades assíncronas e síncronas, para permitir que o participante escolha o formato que lhe for mais conveniente.

Saiba mais sobre o evento!