Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 08 > Edital do Programa de Mobilidade Internacional para Mestrado Profissional 2024 foi retificado

Pesquisa

Até 30 de agosto, mestrandos do IF Sudeste MG podem se inscrever no Processo Seletivo de mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Até 30 de agosto, estudantes do IF Sudeste MG podem se inscrever no Processo Seletivo de mobilidade acadêmica internacional para discentes dos Mestrados Profissionais em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição e Produção Animal e Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
O Edital, publicado no dia 02 de agosto, sofreu duas retificações: a primeira acrescentou a Portaria GABREITOR/IFSUDMG No 613 / 2024 aos documentos norteadores do certame. A segunda, por sua vez, altera o valor da bolsa que será oferecida aos selecionados de 12 para 18 mil Reais. Confira aqui o edital retificado.

Pontos importantes do edital

Quem pode participar?

Estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de pós-graduação stricto sensu do IF Sudeste MG, todos do Campus Rio Pomba. São eles: Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Mestrado Profissional em Nutrição e Produção Animal e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Quantas vagas serão oferecidas?

Há 03 (três) vagas disponíveis, uma para cada curso. Do total de vagas, 50% serão reservadas para estudantes negros, quilombolas ou indígenas.

Qual é o valor da bolsa?

Os selecionados vão receber uma bolsa de R$18.000,00 para realizarem uma parte da pesquisa no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal,  no período de março a maio de 2025.

Como se inscrever?

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo deverão realizar as suas inscrições até 30 de agosto, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição constante no link a seguir:  https://forms.gle/q24pnWrxPsYSHpCo9. Junto ao formulário, deverá ser enviada toda a documentação obrigatória descrita no edital. O resultado final será divulgado no dia 17 de setembro. No edital é possível conferir outras datas importantes.

Como será a seleção?

A análise e seleção das propostas serão realizadas em três etapas, na seguinte ordem: avaliação documental, seguida pela análise do plano de trabalho, ambas de caráter classificatório; e análise dos grupos de concorrência, análise do Coeficiente de Rendimento (CR) e análise da documentação de produção, de caráter classificatório.

Quais são as exigências?

Além do Plano de Trabalho, que deverá ser desenvolvido e apresentado à DRIIT, será também desenvolvida uma proposta de Plano de Devolução de cada discente, determinando como este transmitirá e aplicará o conhecimento adquirido durante sua estadia no exterior à comunidade acadêmica e/ou à comunidade local, respeitando o tipo de atividade a ser desenvolvida em seu retorno ao Brasil, conforme as atividades realizadas no exterior.

Quer mais informações sobre o Programa?

O Programa de Mobilidade Internacional do IF Sudeste MG - Mestrado Profissional 2024 é uma iniciativa de mobilidade internacional emissiva, por meio da qual alunos dos cursos de mestrado profissional ofertados por esta instituição realizarão uma parte de suas pesquisas em desenvolvimento no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). As atividades deverão ser apresentadas em um Plano de Trabalho pré-aprovado pelo(a) orientador(a), e deverão ser obrigatoriamente vinculadas ao seu projeto de pesquisa e aprovadas no IPB.

Há algum canal para esclarecer dúvidas?

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: driit@ifsudestemg.edu.br