Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 08 > "IF Solidário 3 - Unidos pelo Rio Grande do Sul": Confira o balanço de doações

"IF Solidário 3 - Unidos pelo Rio Grande do Sul": Confira o balanço de doações

Nos meses de maio e junho de 2024, o IF Sudeste MG, com apoio de instituições parceiras, arrecadou doações para auxiliar as vítimas das enchentes do RS

Nos meses de maio e junho de 2024, o IF Sudeste MG, com apoio de instituições parceiras, arrecadou doações para auxiliar as vítimas da maior tragédia climática do sul do país, por meio do projeto "IF Solidário 3: Unidos pelo Rio Grande do Sul". As enchentes atingiram 446 municípios no RS, causaram ao menos 182 mortes e prejuízos a mais de 2 milhões de pessoas.

Para Kaíque Osório, diretor de Extensão da Reitoria do IF Sudeste e coordenador do Projeto, "a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG mostrou-se extremamente solidária e engajada, reunindo uma grande quantidade de doações que certamente fizeram a diferença para as famílias afetadas no Rio Grande do Sul. Agradecemos a todos os envolvidos por cada contribuição realizada e pelo empenho em ajudar o próximo. Juntos, fazemos a diferença!", avalia Kaíque.

O Projeto "IF Solidário 3 - Unidos pelo Rio Grande do Sul" surge, portanto, com o objetivo de auxiliar as comunidades atingidas por desastres naturais no estado do Rio Grande do Sul. As doações puderam ser feitas por qualquer pessoa, de duas formas: via Pix, sem valor preestabelecido, ou levando-se itens diretamente até os pontos de coleta. No primeiro caso, os recursos foram recebidos pela instituição parceira Fadepe e empregados exclusivamente  na compra de água para as vítimas. Confira o balanço das doações realizadas por cada Campus e pela Reitoria do instituto:

- A Reitoria arrecadou 2 caixas de alimentos, 2 caixas de material de higiene e limpeza, além de 1428 litros de água, totalizando mais de 1400 itens.

- O campus Juiz de Fora contribuiu com 45 itens de alimentos, 254 itens de material de higiene e limpeza, 86 garrafas de água, 12 caixas de roupas e 3 caixas de sapatos, ultrapassando 400 itens.

- Em São João del-Rei, foram doados 48 itens de alimentos; 141 itens de material de higiene e limpeza; e 209,5 litros de água, totalizando aproximadamente 400 itens.

O Campus Avançado Ubá contribuiu com 325 itens de alimentos, 3697 itens de material de higiene e limpeza, 321 garrafas de água, 131 caixas de roupas, 4 caixas de sapatos, 159 itens de cobertores e roupas de cama e 22 caixas de brinquedos, somando mais de 4600 itens. O Campus contou com a ajuda das Escolas Municipais Prefeito Ernesto Ribeiro da Silva e Professora Elza Grossi Marotta, de Dores do Turvo, que arrecadaram um caminhão repleto de doações e, no meio dos itens básico, havia inúmeras cartinhas, recheadas de amor e esperança, escritas pelos estudantes das escolas para as crianças do Rio Grande do Sul. Uma empresa de automóveis da cidade também arrecadou e doou um caminhão de itens. As doações foram tantas, que, além do envio ao Rio Grande do Sul, instituições do município também puderam ser contempladas.

No total, a campanha arrecadou 420 itens de alimentos; 4094 itens de material de higiene e limpeza; 2444,5 litros de água; 143 caixas de roupas; 7 caixas de sapatos; 159 itens de cobertores e roupas de cama e 22 caixas de brinquedos, somando mais de 7000 itens. Além disso, a Fundação arrecadou R$ 1.130,50 em doações monetárias que foram convertidas na compra de garrafas de água doadas pelas Reitoria. Os itens foram enviados através dos Correios.

Para Kaíque Osório, diretor de Extensão da Reitoria do IF Sudeste e coordenador do Projeto, "a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG mostrou-se extremamente solidária e engajada, reunindo uma grande quantidade de doações que certamente fizeram a diferença para as famílias afetadas no Rio Grande do Sul. Agradecemos a todos os envolvidos por cada contribuição realizada e pelo empenho em ajudar o próximo. Juntos, fazemos a diferença! Acho que alcançamos nosso objetivo, graças à ampla participação de toda comunidade. Pretendemos fazer uma campanha de Natal para finalizar o projeto ainda esse ano", avalia Kaíque.

Mais sobre o Projeto

Na perspectiva de auxiliar vítimas de tragédias e/ou situações de vulnerabilidade, o IF Solidário foi criado em 2022, a partir do trabalho conjunto para arrecadação de doações na Reitoria e nos campi do IF Sudeste MG. A proposta surgiu como uma espécie de desdobramento do então denominado projeto “Educação e Cidadania”, cujo objetivo era sanar emergências relativas à pandemia de Covid-19. Desde o ocorrido em Petrópolis (RJ), quando enchentes e deslizamentos fizeram 241 vítimas e deixaram inúmeros desabrigados no município, o projeto se modificou, ganhando a atual denominação e caracterizando-se pelo fluxo contínuo, partindo da premissa de que sempre há comunidades e cidadãos necessitados da solidariedade alheia. Assim, campanhas de Natal para arrecadação de brinquedos, campanhas de inverno para destinar agasalhos a quem precisa, além de arrecadação de material escolar em época de volta às aulas são algumas das iniciativas que compõem o histórico do IF Solidário.