Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 08 > Iniciada segunda etapa do “Reitoria Presente”; Reitoria é a primeira unidade da sequência

Primeiro encontro foi marcado pela diversidade de assuntos, com participação de servidores na apresentação de questões a serem solucionadas

reitoria presente wide.pngA semana de servidores da Reitoria do IF Sudeste MG começou com encontro presencial. Na manhã de 5 de agosto, no auditório da unidade, foi iniciada a segunda etapa do “Reitoria Presente”, projeto voltado ao diálogo aberto entre gestão e comunidade acadêmica.

Na presença de pró-reitoras e pró-reitores, o reitor André Diniz apresentou realizações do terceiro ano de gestão e também mostrou o planejamento para os próximos meses. Na apresentação organizada em seis eixos - os mesmos em que se organizam as pró-reitorias - André falou de avanços como a aprovação da Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência e também do Programa de Gestão Sucessória, que estabelece critérios para a ocupação de cargos por indicação. Explicitou os desafios relacionados à expansão e, principalmente, à consolidação das unidades existentes, que consistem basicamente em adequações na infraestrutura e no quadro de servidores.

WhatsApp Image 2024-08-05 at 17.31.20.jpegNa ocasião, a pró-reitora de Administração Alice Aleixo aproveitou a oportunidade para expor uma perspectiva diferente sobre a expansão e a consolidação, que embora pareçam acontecimento vindouros, já são realidade no IF Sudeste MG. ”As ações que se iniciaram já demandam atuação da Pró-Reitoria de Administração, a exemplo de questões de patrimônio, logo, de contabilidade, outras que irão para a licitação… todas elas já estão tendo efeito na força de trabalho. Com a ampliação de um campus, por exemplo, há um aumento do número de bolsas a serem pagas, contas de custo de manutenção, entre outras ações. Tudo isso acaba por impactar a ProAd”, destacou a gestora, chamando a atenção para a urgência de incremento na mão-de-obra de setores nesta situação.

O reitor confirmou a expectativa pela aprovação de projeto no âmbito do governo federal que garantirá a famigerada recomposição de equipes, “aliviando” a sobrecarga de muitos setores. Contudo, o projeto ainda tramita (até o fechamento desta matéria) pelo Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) e, quando aprovado, poderá representar também conquistas de adequações na tipologia de várias unidades.

6J8A0676.JPGQuanto ao orçamento do IF Sudeste MG, André relembrou as perdas dos últimos anos e expôs o fato do orçamento atual ser suficiente apenas para custeio, ou seja, para as despesas do dia a dia da instituição, o que não deixa margem para investimento em melhorias (capital). Contudo, explicitou que o IF Sudeste MG vem aumentando constantemente a captação de recursos por emendas parlamentares, mantendo um relacionamento constante com deputados, que não apenas são requisitados, mas também têm a oportunidade de acompanhar a aplicação dos recursos por eles destinados.

Ao final do encontro, outros assuntos foram pauta entre os servidores, como segurança do trabalho e a conclusão da licitação voltada à contratação de empresa provedora de planos de saúde. Após a reunião com servidores, gestores e gestoras se reuniram para dar sequência à proposta do projeto.

Reitoria Presente: próximas unidades

O “Reitoria Presente” terá sequência com os campi Juiz de Fora e Santos Dumont, que recebem o reitor, pró-reitoras e pró-reitores nos dias 6 e 7 de agosto. A conclusão fica para o próximo mês, quando será a vez de Bom Sucesso, São João del-Rei e Barbacena sediarem os encontros nos dias 2, 3 e 4 de setembro, respectivamente. Confira a programação:

06/08/2024 (terça-feira) Campus Juiz de Fora

07/08/2024 (quarta-feira) Campus Santos Dumont