Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 08 > Inscrições abertas para oficina de capacitação sobre "Implantação de Ambientes de Inovação”

Oportunidade de aperfeiçoamento é voltada a servidores e estudantes com interesse em inovação, empreendedorismo e ambientes de inovação

O Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) “Inovação Conectada” - do qual o IF Sudeste MG faz parte - está ofertando uma oficina de capacitação com a temática: “Diagnóstico e Planejamento para a Implantação de Ambientes de Inovação”. Destinada à rede de NITs que compõem o arranjo (IFMG, CEFET MG, IF Sudeste MG, IF Norte MG e IF Goiano), a capacitação consiste em uma oportunidade de aperfeiçoamento para comunidade acadêmica (servidores e estudantes) envolvida com desenvolvimento de empreendedorismo e inovação. De forma mais específica, campi que têm interesse em implantar ou fortalecer um ambiente de inovação local poderão se beneficiar, ao conhecer metodologias para concretizar tal objetivo.

As inscrições estão abertas de 26 de agosto a 6 de setembro de 2024Elas devem devem ser feitas por equipe, por meio de um servidor representante escolhido entre os membros, que deve preencher este formulário eletrônico. Cada equipe deve ser formada por servidores de um mesmo campus interessado na implantação ou fortalecimento de um mesmo ambiente de inovação, sendo que estudantes e professores substitutos ou visitantes podem fazer parte do conjunto. Poderão ser contemplados até 10 grupos.

A capacitação será on-line com encontros síncronos e mentorias agendadas, totalizando carga horária de 16 horas (12 horas para capacitação, dividida em quatro módulos + 4 horas de atividades e mentorias). Confira a forma de organização a seguir:

Módulo I - Avaliação e Diagnóstico do Ecossistema de Inovação do seu campus, cidade e região - 19/setembro - 14h às 17h

Módulo II - Proposta de Modelo para o Ambiente de Inovação - 26/setembro - 14h às 17h

Módulo III - Planejamento para a Gestão Estratégica do Ambiente de Inovação, Parte 1 - Sensibilização e Prospecção - 03/outubro - 14h às 17h

Módulo IV - Planejamento para a Gestão Estratégica do Ambiente de Inovação, Parte 2 - Seleção, Desenvolvimento, Graduação e Gerenciamento Inicial - 10/outubro - 14h às 17h

Inicialmente, as vagas são destinadas às instituições do Arranjo, garantindo-se o mínimo de duas equipes por instituiçãoA confirmação de grupo inscrito e as instruções de acesso ao curso serão enviados até o dia 10 de setembro, para o e-mail informado no ato de inscrição.

Outros detalhes

A oficina de capacitação é uma iniciativa do projeto “Disseminação da cultura da inovação para o fortalecimento e consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica da Rede Federal”. Segundo o professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Bruno Pellizzaro Dias Afonso, nesta capacitação, os participantes "colocarão a mão na massa", pois os módulos são aplicados e o aluno desenvolverá o diagnóstico e o planejamento para a implantação do Ambiente de Inovação do seu campus. As mentorias serão para apoiar o desenvolvimento das técnicas aprendidas na realidade de cada campus envolvido.

Ainda segundo o professor, este curso é para quem:

• está observando o crescimento da cultura da inovação e do empreendedorismo;
  • trabalha, estuda ou acompanha ações, projetos e iniciativas de inovação e empreendedorismo em seu campus, sua cidade e região;
  • observa que ainda não foi realizado um trabalho inicial de diagnóstico e planejamento para a implantação de um ambiente de inovação em seu campus, cidade ou região;
  • está iniciando nos conceitos de inovação, empreendedorismo e ambientes de inovação;
  • precisa de um apoio inicial para estruturar uma proposta de ambiente de inovação, partindo de uma metodologia para o diagnóstico e o planejamento para a implantação do ambiente.

Dúvidas podem ser enviadas para: bruno.afonso@ifmg.edu.br