Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2024 > 08 > Vem aí o VII Simepe: iniciada seleção de oficinas e minicursos

Vem aí o VII Simepe: iniciada seleção de oficinas e minicursos

Servidores da rede pública federal, estadual ou municipal podem submeter propostas em evento multicampi do IF Sudeste MG

Já é hora da comunidade acadêmica começar a se preparar: vem aí a sétima edição do maior evento multicampi e multidisciplinar do IF Sudeste MG, o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe). O primeiro edital relativo a ele foi lançado nesta quinta-feira (8) e abre espaço à proposição de oficinas e minicursos que serão oferecidos durante os dias 28 a 30 de janeiro de 2025 - período de realização do Simpósio.

O VII Simepe será realizado no Campus Juiz de Fora e terá como tema “Expansão e consolidação da Rede Federal: conquistas passadas e perspectivas futuras do IF Sudeste MG”. Com foco em estudantes de todos os campi da instituição, mas também em servidores, o evento é uma vitrine para a produção acadêmica interna e uma oportunidade de troca e aprendizado em diversos níveis.

Podem submeter propostas de oficinas e minicursos todos os servidores e servidoras das redes públicas federal, estadual ou municipal. O período de submissões começa em 13 de agosto e termina às 23:59 do dia 13 de setembro de 2024. As oficinas e minicursos propostos podem ser presenciais ou on-line, com duração de um ou mais dias, desde que não ultrapasse o limite de 1h30 diária e possa ser enquadrada nas seguintes datas e horários:

- 28, 29 e 30/01/2025: 13h30 às 15h, 15h às 16h30
- 28 e 29/01/2025: 19h às 20h30

O presidente da Comissão Central organizadora do VII Simepe destacou a singularidade do evento: "Nesta edição retomamos com o Simepe, nosso grande evento institucional, no formato presencial. O evento atua diretamente com a indissosciabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, o que potencializa a experiência dos participantes. Além de poderem apresentar os trabalhos realizados nos últimos anos, os participantes terão também a oportunidade de interagir com servidores e discentes de outras unidades, além é claro, da comunidade externa."

Como enviar uma proposta

A submissão é feita por meio deste formulário eletrônico; Durante o preenchimento, deverão ser prestadas informações pessoais do proponente e outras referentes à atividade proposta, como título, grande área do conhecimento onde está inserida (de acordo com a tabela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), objetivo e metodologia. O limite é de uma proposta por servidor(a).

A seleção será feita pela Subcomissão de Oficinas, Minicursos e Atividades Culturais do VII Simepe durante o período de 16 de setembro a 4 de outubro e será baseada em três critérios: relevância da proposta para o aperfeiçoamento do público participante; relação da proposta com a atuação do IF Sudeste MG e viabilidade da estrutura solicitada para realização da atividade (espaço, equipamentos, softwares, recursos materiais, etc.).

O resultado provisório será divulgado em 7 de outubro, no portal do IF Sudeste MG (ifsudestemg.edu.br). Esclarecimentos ou informações adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail simepe@ifsudestemg.edu.br.

Acesse o edital de Minicursos e Oficinas